Início » Guarda Civil Municipal de Poá ganha Base Móvel Comunitária

Guarda Civil Municipal de Poá ganha Base Móvel Comunitária

Veículo abandonado há cerca de seis anos é restaurado e adaptado para ser utilizado em prol da segurança pública do município

Após ter o seu efetivo aumentado em 78% desde o início da atual gestão, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá recebeu nesta quinta-feira (26/05), a Base Móvel Comunitária para reforçar as ações de combate ao crime e violência, além de suporte em eventos municipais. O veículo utilizado como Odontomóvel estava abandonado no estacionamento da Secretaria de Saúde, há cerca de seis anos e foi restaurado e adaptado para ser utilizado em prol da segurança pública.

De acordo com a secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, o veículo foi doado pelo secretário de Saúde, Alexandre Provisor. “Agradeço ao secretário pela iniciativa e por entender a importância da Base Móvel para o município. Fizemos todos os serviços necessários de reforma e adaptação e, a partir desta sexta-feira (27/05), o veículo estará à disposição da nossa cidade e da população”, afirmou.

A responsável pela Pasta afirmou que a Base contará com uma equipe formada por quatro agentes e, diariamente, estará estacionada em um determinado bairro para atendimento aos munícipes e patrulhamento preventivo. “Estamos em tratativas com a Polícia Civil para, futuramente, fazer Boletins de Ocorrência e Termos Circunstanciados diretamente na Base Móvel, auxiliando o cidadão que teria que se deslocar até a Delegacia para fazer o documento”, ressaltou Marlene.

A prefeita Marcia Bin vistoriou o veículo no Centro de Segurança Integrada (CSI), na tarde desta quinta-feira (26/05), e parabenizou a todos os envolvidos pela transformação do veículo em uma Base Móvel Comunitária. “Estamos tornando realidade um compromisso nosso junto à população. O veículo estava abandonado, há cerca de seis anos na Secretaria da Saúde e, hoje está sendo entregue restaurado e adaptado para ser utilizado como uma Base Móvel Comunitária e é motivo de muito orgulho e satisfação. É mais uma grande conquista para a segurança municipal”, enfatizou.

Desde o início da gestão, em janeiro de 2021, a administração municipal aumentou o efetivo da Guarda Municipal em 78%, equipou e operacionalizou o CSI e iniciou os serviços de restauração das câmeras de monitoramento do município que não recebiam manutenção há anos. “Assumimos a administração com apenas uma câmera em funcionamento, hoje temos cerca de 50 em operação pela cidade, auxiliando no trabalho de combate ao crime no município”, finalizou a chefe do Executivo municipal.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá