Início » Guarda Ambiental de Poá resgata três animais neste final de semana

Guarda Ambiental de Poá resgata três animais neste final de semana

by Secretaria de Comunicação Secom

Animais resgatados foram identificados sendo umTeiú (Tupinambis), um Tucano de bico verde (Ramphastos Dicolorus) e um Ouriço-Cacheiro (Coendou Spinosus)

A Patrulha Ambiental, equipe da Guarda Civil Municipal de Poá (GCM), realizou na última sexta-feira (24/02) e sábado (25/02), o resgate de três animais, sendo o primeiro na região central do município, o segundo no Jardim São José, e o último em Calmon Viana. Os Animais foram identificados sendo um Teiú (Tupinambis), um Tucano de bico verde (Ramphastos dicolorus) e um Ouriço-Cacheiro (Coendou spinosus).

De acordo com o comandante da GCM de Poá, José Ferreira de Souza, no primeiro resgate realizado na sexta-feira dia (24/02), a equipe foi acionada via GCCOM para atender a solicitação de uma munícipe na região central para resgatar um animal que estava dentro da sua residência. “O animal foi identificado como um Teiú (Tupinambis). O mesmo aparentou estar sadio, por isso, em uma mata próxima ao local foi realizada a sua soltura”, contou.

Já na outra ação da última sexta-feira (24/02), a equipe respondeu a um chamado de um munícipe no bairro Jardim Estela. O animal identificado sendo um Tucano de bico verde (Ramphastos Dicolorus) estava em uma gaiola que os próprios populares utilizaram para o resgate do animal. Ao ser encaminhado ao Centro de Bem-Estar Animal (CEBEAP) de Poá, a veterinária o avaliou e constatou seu bom estado de saúde, diante disso, a espécie foi solta em uma mata próxima ao bairro.

Por fim, a Patrulha Ambiental realizou o resgate de um Ouriço-Cacheiro (Coendou Spinosus) em Calmon Viana, no dia 25. O animal encontrava-se dentro da área interna de um estabelecimento e os funcionários ao notarem a presença do mesmo, rapidamente acionaram a equipe. “O Ouriço-Cacheiro estava sadio e em boa saúde. Com o apoio da Defesa Civil, foi efetuada a soltura do animal na mata próxima à sede da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do município, onde foi devolvido ao seu habitat natural”, afirma o comandante da GCM de Poá, José Ferreira de Souza.

Denúncias ou comunicação de emergências referentes ao meio ambiente podem ser feitas pelos telefones 153 ou (11) 4634-1666, 24 horas por dia.

Foto: Divulgação / GCM – Poá