Início » GCM de Poá faz alerta sobre os perigos do uso de cerol e linha chilena

GCM de Poá faz alerta sobre os perigos do uso de cerol e linha chilena

A corporação reforça que tanto a venda quanto o uso de cerol, linhas chilenas ou qualquer outro tipo de linha cortante é crime e proibido por lei

A Guarda Civil Municipal de Poá (GCM) faz um alerta para a população sobre os perigos do uso de cerol e linha chilena, principalmente, durante o período de férias escolares, quando a soltura de pipas aumenta. A prática é considerada crime pela Lei Estadual n° 17.201/2019 e põe em risco a vida de pedestres, ciclistas e motociclistas.

Os agentes da Guarda Municipal, inclusive, realizaram a apreensão de quatro carretéis de linhas chilenas, na última quinta-feira (29/12), em frente ao Ginásio Municipal de Esportes, no bairro Vila Áurea. “Nossos agentes realizavam o patrulhamento quando presenciaram um motociclista freando bruscamente para desviar da linha. Prontamente, a equipe efetuou a abordagem dos indivíduos que praticavam o crime e apreenderam o material ilegal”, disse o comandante da GCM de Poá, José Ferreira de Souza.

O comandante ressalta ainda que no caso de crianças e adolescentes é bom lembrar que são os pais e/ou responsáveis que serão responsabilizados, pelo menos no âmbito cível. “É preciso que os pais sejam vigilantes o suficiente para impedir que os jovens coloquem a vida de outras pessoas em risco, com o uso destes materiais irregulares”, salientou.

“Cabe às crianças e aos jovens procurarem lugares adequados para a prática correta, longe da rede elétrica e em lugares distantes de residências e rodovias. Se eles seguirem essas recomendações simples, conseguiremos evitar um grande número de acidentes durante este período de maior intensidade”, finalizou.

A comercialização e o uso do cerol, linha chilena ou qualquer outro tipo de linha cortante também são considerados crimes penais capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais, e a legislação no Estado de São Paulo (Lei n° 17.201/2019) consiste em garantir mais segurança para a população e evitar ocorrências desastrosas.

FOTOS: Divulgação/ GCM Poá