Início » Fundo Social de Solidariedade de Poá atende mais de 9,6 mil famílias em 2021

Fundo Social de Solidariedade de Poá atende mais de 9,6 mil famílias em 2021

Mesmo diante da calamidade financeira, foram promovidos diversos projetos sociais voltados aos poaenses em situação de vulnerabilidade

Mais de 9,6 mil famílias em estado de vulnerabilidade social foram atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) do município de Poá, desde o dia 1º de janeiro até o final da primeira quinzena deste mês de dezembro. Os dados foram divulgados pelo presidente do FSS e Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Lucas Bertagnolli.

“Apesar dos problemas enfrentados pela Municipalidade em 2021 que contou, inclusive, com o decreto de estado de calamidade financeira, o Fundo social conseguiu desenvolver um excelente trabalho junto às famílias em situação de extrema vulnerabilidade”, destacou o presidente do FSS.

Segundo Lucas Bertagnolli, durante o ano, diversas ações foram realizadas pelo Fundo Social como, por exemplo, a Páscoa Solidária com a entrega de 200 ovos de chocolate, a Campanha do Agasalho com a arrecadação de 5.630 peças de roupas e agasalhos masculino, feminino e infantil, que contemplou a todos os públicos em estado de vulnerabilidade social, com stand de roupas para retirada na própria secretaria.

Houve ainda o projeto Alimento Solidário, com entrega de 9.244 cestas básicas, a Vacina Contra a Fome, que arrecadou alimentos para montagem de 259 cestas básicas e doações de kit bebê, além de cobertores e colchões, que atenderam pessoas em situação de rua, principalmente, nos dias de quedas de temperaturas registradas no final de julho e início de agosto.

“Durante o ano de 2021, o Fundo Social pôde detectar um significativo aumento de pedidos de doações por parte da população da cidade, o que pode ser explicado como um reflexo dos impactos socioeconômicos associados à pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo, o volume de bens e produtos que nos foram doados também aumentou, contemplando as novas demandas e demonstrando a importância do envolvimento da comunidade em momentos de crise como o nosso”, ressaltou Bertagnolli.

O secretário e presidente do FSS aproveitou para destacar os principais projetos a serem realizados em 2022. “Vamos intensificar as ações que promovam benfeitorias às famílias em situação de vulnerabilidade social como, por exemplo, o programa de geração de renda “Descobrindo Talentos” (oferta de cursos), Mutirão Social “Juntos Somos Fortes” que contempla vários serviços de assistência social, saúde, cultura, entre outros setores, a Campanha do Agasalho e a captação de recursos financeiros para o Fundo Social de Solidariedade, por meio da instalação de ‘tendas’, com venda de alimentos advindos de doações nos principais eventos da cidade”, finalizou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá