Início » Escolas municipais de Poá têm sistema de segurança com monitoramento e botão do pânico

Escolas municipais de Poá têm sistema de segurança com monitoramento e botão do pânico

by Secretaria de Comunicação Secom

Além deste monitoramento, patrulhamento da GCM é realizado nas imediações das unidades de ensino

Em reunião realizada nesta segunda-feira (10/04), a prefeita de Poá Marcia Bin reforçou as ações que são realizadas em prol da segurança das escolas e creches municipais que já contam com sistema de monitoramento por imagens e botão do pânico. Além disso, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) realizam rondas reforçando o patrulhamento nas imediações das escolas.

De acordo com a prefeita, esse sistema de monitoramento foi implantado no segundo semestre do ano passado, dentro do plano de melhorias da rede municipal de ensino. “O bem estar e segurança dos estudantes já eram prioridades. Todas as unidades de ensino do município contam com este sistema de segurança”, disse. 

Presentes na reunião, os secretários municipais Simone Lacerda (Educação) e Marcos Xavier da Silva (Segurança) também ressaltaram a estratégia de comunicação que já foi estabelecida entre as equipes das duas Pastas.

“O patrulhamento foi reforçado e nessas rondas realizadas pela GCM nas escolas, nossos guardas estabelecem contato com os diretores das unidades de ensino. Também estamos fechando operações em conjunto com as Polícias Militar e Civil”, afirmou o secretário de Segurança.  

Em relação ao botão do pânico, a secretária de Educação explicou que as equipes das escolas foram treinadas para utilizarem esse dispositivo que permite acionar a empresa responsável pelo sistema de segurança informando a situação de emergência. “São mecanismos que nos permite solicitar ajuda da empresa e das autoridades policiais”, ressaltou Simone.   

Novas tecnologias

Após a reunião, a prefeita Marcia Bin também foi conhecer novas tecnologias disponíveis no mercado que visam à segurança no ambiente escolar. “Diante dos últimos fatos que aconteceram e que abalaram o País, é importante estarmos em busca de novos meios que favoreçam ainda mais a segurança nas escolas”, finalizou.

Foto: Secom – Poá