Início » Escolas municipais começam a receber câmeras de monitoramento

Escolas municipais começam a receber câmeras de monitoramento

Reforço na segurança está previsto nas 44 unidades; EMEB Estância Hidromineral de Poá foi a primeira a receber a instalação

A Secretaria de Educação de Poá iniciou nesta terça-feira (04/10) a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas municipais. O reforço na segurança está previsto para todas as 44 Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB).  O sistema de monitoramento digital 24 horas também conta com alarme e um botão de pânico que pode ser acionado durante todo o dia pelos profissionais das instituições.

A Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Estância Hidromineral de Poá, localizada no Centro, foi à primeira instituição beneficiada com o serviço, nesta terça-feira (04/10). A escola já possuía câmeras de monitoramento municipais e ganhou um reforço com a chegada dos novos equipamentos. Já no período da tarde desta quarta-feira (05/10), a instalação das câmeras de segurança foi efetuada na EMEB Vereador José Cândido Balazaima, na Vila Açoreana.

O projeto é fruto do contrato firmado com a empresa de monitoramento eletrônico 24 horas, Santos Brasil Comercial e Serviços Eireli. O investimento foi orçado em aproximadamente R$ 1,2 milhão. Caso haja alguma ocorrência, a empresa contratada ficará responsável pelo acionamento da Guarda Civil Municipal (GCM) e/ou da Polícia Militar (PM).

“Estamos muito felizes com o investimento neste sistema de monitoramento, pretendemos com esta ação prevenir e coibir os casos de furtos e roubos nas instituições, bem como agilizar o atendimento de qualquer ocorrência que possa vir a acontecer nas nossas EMEB’s”, explica a responsável pela Pasta, Simone Lacerda.

A chefe do Executivo municipal, Marcia Bin, acompanhou o serviço de instalação das câmeras de monitoramento na EMEB Estância Hidromineral de Poá e comentou sobre a importância da iniciativa. “A secretária Simone nos alertou sobre a necessidade da instalação de um sistema de monitoramento nas nossas EMEB’s e, assim que foi possível, viabilizamos a verba para realização desta ação. É de extrema importância garantir a segurança e o bem-estar dos nossos estudantes e também preservar os prédios das nossas instituições de ensino básico”, ressaltou.

O contrato com duração de 12 meses, também prevê o serviço de instalação do sistema de monitoramento no prédio da Secretaria de Educação, localizada na rua Doutor Luiz Pereira Barreto, n° 662, Vila Júlia.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá