Início » Escolas da rede municipal terão retorno do Proerd neste 2º semestre

Escolas da rede municipal terão retorno do Proerd neste 2º semestre

A princípio, seis escolas serão beneficiadas com o programa que atenderá cerca de 660 crianças; 1º e 2º anos da cidade também terão Proerd Kids

Após mais de dois anos de suspensão em virtude da pandemia da Covid-19, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) retorna às escolas poaenses, a partir do próximo dia 26 de julho. Os últimos detalhes foram definidos durante reunião realizada nesta sexta-feira (15/07), na Secretaria de Educação, que contou com a presença da prefeita Marcia Bin.

O programa é uma iniciativa da Polícia Militar em parceria com a administração municipal e tem como objetivo conscientizar crianças e jovens sobre a importância de manter-se longe das drogas e da violência. “O Proerd é voltado para alunos do 5º ano, que tem cerca de 1.760 crianças, no entanto, nesta retomada serão beneficiadas, aproximadamente, 660 alunos das seis escolas escolhidas para receberem o programa neste segundo semestre”, enfatizou a secretária de Educação, Simone Lacerda.

Durante a reunião ficou definido o início do programa nas Escolas Municipais de Ensino Básico (Emeb) Candido José Balazaima (Vila Açoreana), Antônia Mello Regianni (Vila Perracini), Joviano da Silva (Jardim Santa Luiza), Manoel Petronílio dos Santos (Vila Santa Helena), Professora Carolina Ribeiro (Vila Bandeirantes) e Professora Solange de Martins Jesus (Vila Varela).

“O Proerd é um programa muito importante que tem como finalidade manter as nossas crianças longe das drogas e da violência. É uma belíssima iniciativa da Polícia Militar (PM) e fico muito feliz em saber que, depois de dois anos, o programa voltará a ser aplicado nas escolas da nossa cidade”, afirmou a prefeita Marcia Bin.

PROERD KIDS

Pela primeira vez Poá contará com o Proerd Kids, voltado para crianças de 1º e 2º ano e, neste segundo semestre, será aplicado em três escolas municipais, sendo uma na Emeb Carolina Ribeiro, e as outras duas serão definidas nos próximos dias.

A estimativa para este início do Proerd Kids é abranger cerca de 380 alunos, por meio de cinco aulas, sendo uma por semana. “Para estas crianças também ensinamos como agir em certas situações como, por exemplo, ter se perdido dos pais ou ver o papai ou a mamãe passando mal”, destacou o Cabo Aline Dias que, ao lado do Cabo Leandro Fernandes, são os responsáveis pelo Proerd na cidade. Ambos participaram da reunião com a prefeita e a secretária, bem como a assessora de Gabinete de Políticas Educacionais, Luana Zanini.

FOTOS: Rodrigo nagafuti – Secom Poá