Início » Doadoras de cabelo para projeto Banco de Perucas recebem certificados da Secretaria da Mulher

A Secretaria Municipal da Mulher realizou a entrega de certificados para 20 doadoras de cabelos do projeto Banco de Perucas, com o objetivo de homenageá-las pelo importante gesto de solidariedade. O projeto atende mulheres de todas as idades, que estão em tratamento de câncer. A prefeita Marcia Bin fez questão de participar da entrega e parabenizar as doadoras por esse ato que pode fazer a diferença na vida de quem recebe a doação.

O projeto Banco de Perucas funciona em parceria entre a secretaria poaense e a ONG Cabelegria, que tem como objetivo dar conforto psicológico à mulher que, em virtude do tratamento de quimioterapia para o combate ao câncer, acaba sofrendo a perda de cabelo em decorrência dos efeitos colaterais. “É um projeto muito bonito, que busca fortalecer mulheres fragilizadas durante o tratamento da doença. Mais bonito ainda é a atitude de quem faz as doações, essas pessoas são iluminadas e muito especiais”, afirmou a chefe do poder Executivo que fez a entrega dos certificados ao lado da secretária da Mulher, Maria das Graças Chaia Marques.

Para retirar as perucas, o paciente precisa fazer um cadastro e apresentar o laudo médico, além do comprovante de quimioterapia e um documento de identificação. O projeto também atende pessoas com outras doenças. “As mulheres que procuram o Banco de Perucas são verdadeiras guerreiras que, além de lidarem com os desconfortos causados pelos sintomas da doença, como as dores, por exemplo, ainda precisam ter forças para superar as consequências que afetam a autoestima. Esse projeto é importante para que a mulher possa se sentir bem ao se olhar no espelho, e consequentemente, ter forças para não se entregar”, destacou a secretária.

De acordo com a doméstica Maria José Medeiros Guimarães, 55 anos, uma das mais de 20 doadoras certificadas, o ato da doação a fez uma mulher muito mais feliz. “Fazia 12 anos que eu não cortava o cabelo, quando cortei e fiz a doação, me senti muito bem. Não fiz isso por reconhecimento, fiz por carinho e amor, mas agradeço a homenagem”, disse.

O Banco de Perucas está instalado na Secretaria Municipal da Mulher, localizada na rua Fernando Pinheiro Franco, 141, centro. O local conta com prateleiras que contém diversos modelos, além de uma bancada com espelho. A doação de cabelo pode ser feita no mesmo endereço, das 9 às 16 horas.