Início » Departamento de Vigilância em Saúde atua em três frentes pelo combate à Covid-19 e a influenza

Departamento de Vigilância em Saúde atua em três frentes pelo combate à Covid-19 e a influenza

by Secretaria de Comunicação Secom

O Departamento de Vigilância em Saúde do município de Poá tem atuado em três frentes com o objetivo de imunizar a população contra a Covid-19 e a gripe (influenza). Além das campanhas de vacinação, as unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF’s) também realizam testes em pacientes com suspeita de infecção do novo coronavírus.

O objetivo dessa logística, segundo o diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia, é evitar a contaminação cruzada. “Preparamos uma linha de trabalho que visa o atendimento completo, reduzindo os riscos sanitários para não prejudicar a população. Estamos em um momento importante de imunização e, ao mesmo tempo, realizamos os testes para avaliação de munícipes que apresentam os sintomas da Covid-19”, ressaltou o diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia.

TESTES COVID-19

A logística citada pelo diretor diz respeito à divisão de atribuições feitas na rede básica de Saúde, sendo que, as ESF’s do município estão responsáveis pela realização dos exames de Covid-19. “Esses exames são feitos nos munícipes que estiverem com sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores e desconfortos, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés, dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito e perda de fala ou movimento”, explicou Leonardo.

VACINAÇÃO INFLUENZA

A campanha de vacinação contra a gripe segue sendo realizada em Poá, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Atualmente, o público-alvo são crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o nascimento da criança, indígenas e trabalhadores da saúde. “A estimativa é vacinar 13,8 mil pessoas durante a esta fase da campanha”, afirmou o diretor. No ato da vacinação, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal com foto.

VACINAÇÃO COVID-19

A imunização contra a Covid-19 continua disponível em dois pontos de vacinação, sendo o primeiro no Reino da Garotada (com sistema drive-thru), na rua Biritiba, 168, no bairro São Francisco, e o segundo na Praça da Bíblia (para pedestres), na rua Vicente Guida, centro, também de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Nesta quarta-feira (05/05), a campanha começa a vacinar idosos com idade superior a 61 anos e na quinta-feira (06/05), com idade a partir de 60 anos. “Conseguimos, nesta semana, acelerar a vacinação e vamos chegar na sexta-feira (07/05), com o avanço em três etapas”, finalizou Leonardo. Para receber a 1ª dose, é necessária a apresentação de um documento com foto, CPF e comprovante de endereço. Para a dose final, é preciso estar munido com os documentos citados acima, além da carteirinha de vacinação.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá