Início » Choque de gestão transforma zeladoria urbana com planejamento, tecnologia e presença nas ruas

Choque de gestão transforma zeladoria urbana com planejamento, tecnologia e presença nas ruas

by Secretaria de Comunicação Secom

Ações permanentes e direcionadas garantem mais limpeza, prevenção de enchentes, combate à dengue e valorização dos espaços públicos, como o Cemitério da Paz

Desde o início da gestão do prefeito Saulo Souza, Poá vive um processo consistente de transformação na zeladoria urbana. Com planejamento, ações permanentes e presença efetiva das equipes nas ruas, a Prefeitura implantou um verdadeiro choque de gestão na limpeza, manutenção e organização da cidade. O trabalho resultou na recuperação de espaços públicos e do pavimento, prevenção de enchentes, fortalecimento do combate à dengue e na devolução à população de uma cidade mais limpa, segura e em ordem.

A zeladoria foi definida como uma das prioridades do governo logo nos primeiros dias de mandato. A estratégia adotada ampliou a rotina dos trabalhos executados pela Secretaria de Serviços Urbanos e estabeleceu um cronograma contínuo de manutenção urbana.

Ao longo do primeiro ano de governo, diversas frentes de trabalho foram executadas simultaneamente em todas as regiões do município. Entre as principais ações estão a identificação e limpeza de pontos de descarte irregular de resíduos, capinação e roçagem de vias públicas, varrição, tapa-buraco, manutenção da iluminação pública e recuperação de áreas degradadas.

A Prefeitura também intensificou a limpeza e o desassoreamento de córregos, bueiros e bocas de lobo, ações fundamentais para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir riscos de alagamentos em períodos de chuvas intensas. Essas intervenções passaram a ocorrer de forma preventiva, com base em mapeamentos técnicos das áreas mais vulneráveis.

Limpeza do piscinão

Um dos marcos da nova política de zeladoria foi a limpeza completa do piscinão da Vila Romana logo nos  primeiros dias de gestão do prefeito, uma ação inédita no município. O reservatório, fundamental para o controle de enchentes, recebeu uma operação de grande porte, com a retirada de mais de 500 caminhões de lodo e resíduos acumulados ao longo dos anos.

Com a intervenção, o piscinão voltou a operar com sua capacidade máxima, ampliando a eficiência no controle do volume de água das chuvas e reduzindo significativamente os riscos de alagamentos, principalmente na região central da cidade. A ação, repetida no último mês de dezembro, também contribuiu para a melhoria ambiental do entorno e para a segurança da população. 

Inovação na prevenção de enchentes

Como parte das estratégias preventivas, a Prefeitura de Poá implantou um projeto piloto inovador com a instalação de gaiolas de aço galvanizado em bueiros. O equipamento impede que o lixo carregado pelas chuvas chegue aos córregos e rios, evitando entupimentos e facilitando o trabalho das equipes de manutenção.

Prevenção a riscos climáticos

 A atuação integrada da zeladoria também contou com o apoio da Defesa Civil, que ganhou uma nova sede na Casa da Estação, na região central, e intensificou o monitoramento de áreas de risco e ampliou a participação do município em programas estaduais de prevenção às chuvas de verão. Servidores foram capacitados para atuação em situações de emergência, garantindo respostas mais rápidas e eficientes em casos de eventos climáticos extremos.

O trabalho conjunto contribuiu para reduzir impactos de chuvas fortes e ampliar a segurança de moradores de regiões mais vulneráveis, reforçando o caráter preventivo da política de zeladoria adotada pela administração municipal.

Revitalização do Cemitério

O cuidado com os espaços públicos também se estendeu ao Cemitério da Paz, que passou por uma ampla força-tarefa de zeladoria e revitalização. Após anos de abandono, o local recebeu limpeza geral, poda de árvores, roçagem, pintura, pavimentação de vias internas e operação tapa-buracos.

Ossário

Além das melhorias visíveis, o espaço recebeu intervenções estruturais importantes. Um dos principais marcos foi a inauguração do novo Ossário Municipal, que passou por reforma completa, recebeu nova iluminação, melhorias na segurança e passou a contar com capacidade para 2,5 mil ossadas.

A iniciativa devolveu dignidade e respeito às famílias poaenses, além de proporcionar melhores condições de acolhimento em datas de grande fluxo, como o Dia de Finados. O espaço passou a receber programações especiais, com estrutura adequada para atender milhares de visitantes com conforto e segurança.

Combate à dengue

A zeladoria urbana esteve diretamente integrada às ações de prevenção e combate à dengue ao longo do ano. Além dos mutirões de limpeza, remoção de entulhos e manutenção de áreas públicas, a Prefeitura apostou em inovação com a implantação de armadilhas inteligentes contra o Aedes aegypti.

Monitoradas por tecnologia digital e geolocalização, as armadilhas permitem identificar focos do mosquito de forma mais rápida e precisa, direcionando as equipes de saúde para ações mais eficazes. O trabalho foi reforçado com nebulização veicular, o conhecido fumacê, vistorias em imóveis, campanhas educativas e participação ativa no Dia D Nacional contra a Dengue, envolvendo diversos bairros da cidade.

Compromisso desde o primeiro dia

Para o prefeito Saulo Souza, a zeladoria vai além da limpeza e envolve cuidado com as pessoas, prevenção de problemas e promoção da dignidade. “A zeladoria é nossa prioridade e deixamos isso claro desde o início da nossa gestão. Começamos esse trabalho com planejamento e presença nas ruas. Aqui em Poá, na nossa gestão, é assim: nada quebrado, nada faltando e nada fora do lugar. Essa é a nossa missão e vamos seguir trabalhando todos os dias, inclusive com a ajuda de novas tecnologias, para manter a cidade organizada e preparada para um futuro cada vez melhor”, afirmou.