Início » Centro de Fisioterapia de Poá promove condicionamento terapêutico pós-Covid

Centro de Fisioterapia de Poá promove condicionamento terapêutico pós-Covid

O Centro de Fisioterapia de Poá realiza um novo tratamento para pacientes que foram acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19) que receberam alta da reabilitação pulmonar. Trata-se do exercício físico terapêutico, que visa melhorar a capacidade cardiorespiratória e muscular dos pacientes que se recuperaram da doença. Nesta sexta-feira (16/07), a prefeita Marcia Bin foi conhecer o serviço e conversar com os pacientes que estão recebendo este tratamento. A Secretária Municipal de Saúde, Claudia de Deus, também esteve presente.

Os pacientes fazem o exercício na sede do Centro de Fisioterapia duas vezes por semana e pelo tempo de duração de quatro a oito semanas para cada grupo. “O objetivo do exercício é melhorar a capacidade cardiorespiratória, restabelecer a capacidade funcional, melhorar a força muscular e diminuir perdas de massa muscular”, explicou o educador físico, Ivan Gonçalves, e responsável pelo tratamento.

De acordo com o balanço da Secretaria Municipal de Saúde, nestes seis primeiros meses foram realizados 419 atendimentos de reabilitação pulmonar para pacientes que tiveram a Covid-19. “Quando estes pacientes recebem alta, eles são encaminhados para o exercício físico terapêutico, de acordo com a necessidade. Isso completa um tratamento muito importante para que eles vivam bem e melhor”, detalha a chefe da pasta.

A prefeita Marcia Bin conversou com o grupo de pacientes que recebia o tratamento nesta sexta-feira e ouviu os relatos das dificuldades de quem teve a doença. “Fico muito feliz por mais essa conquista em nossa cidade e pelo benefício que ela tem levado a cada um desses pacientes. Nós temos ótimos profissionais e agradeço pelo grande empenho. Este é um tratamento muito importante para a saúde pública e é disponibilizado aqui gratuitamente”, ressalta a chefe do Executivo.

Para receber os tratamentos disponibilizados pelo Centro de Fisioterapia é necessário ser residente em Poá e possuir um encaminhamento médico. O Centro de Fisioterapia está localizado na rua Jair de Godoi, nº 275, na Vila Açoreana.

FOTOS: RODRIGO NAGAFUTI/Secom Poá