População pode participar das sessões sem necessidade de agendamento prévio
O Centro de Fisioterapia Albert Sabin, gerido pela Secretaria de Saúde de Poá, aderiu à campanha Outubro Rosa com a oferta de sessões gratuitas de auriculoterapia para a população ao longo de todo o mês. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento médico, na rua Jair de Godoy, 275, Vila Açoreana. O procedimento pode ser feito por qualquer pessoa interessada em cuidar da saúde e do bem-estar, integrando as atividades de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A coordenadora do espaço, Ana Paula Gatti, explica que a iniciativa busca oferecer alternativas para melhorar a qualidade de vida da população. “A auriculoterapia é uma técnica pouco invasiva, de eficácia comprovada, sendo empregada para o alívio das dores em geral, estresse, ansiedade, insônia e equilíbrio dos órgãos internos, entre outras indicações”, afirma.
Ela destaca ainda que a prática, originária da medicina tradicional chinesa, estimula pontos específicos da orelha que correspondem a diferentes órgãos e sistemas do corpo. “Na aplicação mais comum, pequenas sementes de mostarda são fixadas com esparadrapo em regiões específicas da orelha. O procedimento é indolor, considerado seguro e pode ser utilizado por diferentes perfis de pacientes”, destacou.
A campanha acontece em um momento especial para o Centro de Fisioterapia Albert Sabin, que passou recentemente por uma reforma. Entre as melhorias realizadas no primeiro quadrimestre de 2025 estão a modernização das salas de atendimento, aquisição de novos equipamentos e reorganização dos espaços. Nos próximos dias, o prédio também receberá os serviços de reforma do telhado e nova pintura.
Segundo a coordenadora, o local recebeu tablados e acessórios para terapia de movimento, aparelhos de eletroterapia e recursos voltados à fisioterapia pélvica. Além disso, a área de espera foi reformada, ganhou novo mobiliário e o horário de atendimento foi ampliado em uma hora por dia.
Foto: Nivaldo Alves.
