Início » Cebeap realiza programa gratuito de castração de cães e gatos para famílias de baixa renda

400 animais serão castrados até este domingo (05/06); tutores dos pets fizeram o cadastramento para a ação durante esta semana

Poá iniciou nesta sexta-feira (03/06), o programa de castração gratuita voltada para animais sem raça definida de famílias de baixa renda. A ação promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Bem-Estar Animal (Cebeap), será realizada até este domingo (05/06) e castrará 400 animais. Para participar, os tutores realizaram uma inscrição durante esta semana (30 de maio a 2 de junho).

A ação, segundo o secretário de Saúde, Alexandre Provisor, tem como finalidade promover o controle reprodutivo de cães e gatos no município e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde dos pets. “A castração, além de evitar a reprodução de cães e gatos que, em muitos casos, acaba resultando em abandono dos filhotes e maus tratos, também evita que os pets apresentem tumores de próstata e de mama, além de ajudar a moldar o comportamento dos bichinhos em relação à agressividade e à demarcação de território”, afirmou.

A prefeita Marcia Bin esteve no Cebeap para acompanhar o início da ação e destacou a importância da campanha realizada no município. “A castração é saúde e proporciona mais qualidade de vida e bem-estar para os bichinhos. Reformamos o Centro de Bem-Estar, justamente para dar mais condições aos profissionais e mais qualidade para o acolhimento dos cães e gatos de rua. Temos essa preocupação e, aos poucos, vamos promovendo ações e investimentos neste segmento”, ressaltou.

“A ação voltará a ser realizada nos próximos meses, por isso indico as famílias de baixa renda que queiram castrar o seu pet de raça não definida, que acompanhe o site e as redes sociais da prefeitura para não perderem o próximo período de inscrições”, finalizou Alexandre Provisor. A vereadora Jilmara Quirino dos Santos também prestigiou a ação.