Início » CEBEAP inicia serviço “Pet eterno de Poá”

CEBEAP inicia serviço “Pet eterno de Poá”

Iniciativa possibilitará que o munícipe tenha acesso ao serviço de cremação do falecido animal de estimação de forma gratuita no Centro de Bem-Estar Animal de Poá

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Bem-Estar Animal (CEBEAP) de Poá, iniciou atendimento do serviço “Pet Eterno de Poá”. Indicada pela vereadora Jilmara Kirino, a iniciativa possibilita oferecer ao munícipe a realização da cremação do falecido animal de estimação de forma gratuita.

Segundo orientações da pasta, primeiramente o munícipe deve entrar em contato com o CEBEAP por meio do telefone: (11) 4638-1330 para verificar a possibilidade do atendimento, pois inicialmente serão disponibilizadas apenas cinco vagas por semana.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o munícipe deverá levar o corpo do animal morto até a sede do Centro situado na rua São Manoel, nº 361, Vila Amelia, devidamente embalado em um saco plástico resistente de cor preta. No local será preenchido um cadastro, por isso, será necessário apresentar um documento com foto e um comprovante de endereço.

O CEBEAP considera animais domésticos cachorros, gatos, pássaros, anfíbios, répteis, coelhos e roedores.

Caso seja do interesse do munícipe, o CEBEAP poderá indicar um novo animal para adoção. Para isso, será realizado um agendamento para que a pessoa possa conhecer os animais que estão disponíveis para adoção.

Para formalizar uma homenagem ao pet, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturaisde Poá, também disponibilizará uma muda de árvore para ser plantada na calçada ou quintal do responsável, caso seja da vontade do munícipe, como uma forma de prestar um tributo ao animal falecido.

O serviço proporciona a destinação correta, tendo em vista, que animais podem morrer em decorrência de doenças contagiosas como raiva, leptospirose, toxoplasmose, entre outras, e se forem enterrados podem causar a contaminação do solo e da água e como consequência trazer danos à saúde dos seres humanos. “Com a cremação e os cuidados dos agentes do CEBEAP, iremos assegurar o destino correto desses animais”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

O CEBEAP de Poá está localizado na rua São Manoel, nº 361, Vila Amelia, com horário de funcionamento das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4638-1330.

Foto: Edem Junior / Secom – Poá