Início » Cebeap inicia serviço de castração de cães e gatos para famílias de baixa renda

Cebeap inicia serviço de castração de cães e gatos para famílias de baixa renda

Cirurgias começaram a ser realizadas nesta sexta-feira (18/11); inicialmente 150 gatos foram contemplados no primeiro dia da ação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Bem-Estar Animal (Cebeap) de Poá, iniciou nesta sexta-feira (18/11) a castração dos animais de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Ao longo deste primeiro dia 150 gatos foram operados. A previsão é atender 830 animais, entre cães e gatos, durante toda a ação.

O serviço conta com uma equipe composta por dez médicos veterinários, auxiliares, da ONG Gaari, além dos profissionais do próprio Cebeap. “Neste primeiro dia da castração estamos atendendo apenas os animais felinos. Entretanto, neste sábado (19/11), iremos começar a atender os cães sem raça definida”, disse o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia.

As inscrições que tiveram início no dia 11 de novembro e estão sendo feitas presencialmente no Cebeap, garantem 500 novas vagas para os pets. “Nós já tínhamos 330 pessoas aguardando na lista de espera para conseguirem castrar seu animalzinho. Com a abertura dessas 500 novas vagas, nós ampliamos consideravelmente o número de famílias atendidas. Nosso objetivo é controlar a reprodução destas espécies, diminuindo o abandono de filhotes nas ruas da cidade”, destacou o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

A prefeita Marcia Bin compareceu a ação e falou da importância da iniciativa. “Realizar uma ação como esta é de suma importância para a saúde e bem-estar destes animais. Além disso, efetuar o controle da reprodutividade dos cães e gatos pode incidir em uma diminuição dos casos de abandono e maus tratos aqui no nosso município”, frisou a chefe do Executivo municipal. Além da prefeita, a vereadora Jilmara Quirino dos Santos também esteve presente na ação.

Ainda de acordo com informações do Departamento de Vigilância em Saúde, as inscrições continuam na próxima segunda-feira (21/11). “As 500 vagas ainda não foram preenchidas e, por isso, seguimos com as inscrições abertas. Desta forma, os munícipes que se enquadram no público-alvo da ação, devem comparecer ao Cebeap portando um documento com foto, comprovante de renda e de endereço, para realizarem a inscrição do seu animal”, finalizou Leonardo.

O Cebeap fica localizado na rua São Manoel, n° 361, na Vila Amélia, com horário de funcionamento das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. O serviço de castração está previsto ainda para o dia 19 de novembro, e 3, 4 e 10 de dezembro.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá