Início » Carreta da mamografia tem início em Poá nesta terça-feira

Carreta da mamografia tem início em Poá nesta terça-feira

Serviço segue no município até o dia 5 de fevereiro e atende mulheres a partir de 35 anos; prefeita Marcia Bin acompanhou o início dos atendimentos

A carreta da mamografia do programa estadual “Mulheres de Peito” iniciou os atendimentos nesta terça-feira (25/01), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria da Mulher. O veículo ficará instalado na rua Marquesa de Santos, 186, Jardim Medina, até o dia 5 de fevereiro e atende mulheres a partir dos 35 anos. A prefeita Marcia Bin e as secretárias da Saúde (Claudia Cristina de Deus) e da Mulher (Graça Chaia Marques) acompanharam o primeiro dia de serviço.

“Ficamos muito felizes com a chegada deste projeto tão importante para a nossa cidade, beneficiando assim as poaenses que necessitam realizar este exame. A ação visa incentivá-las e apoiá-las na prevenção contra o câncer de mama. Estamos recebendo as pacientes com toda a estrutura necessária”, enfatizou a prefeita Marcia Bin.

O atendimento é realizado das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8 às 12 horas. É recomendado chegar cedo para a realização do exame, pois o atendimento é feito por ordem de chegada com a distribuição de senhas. Serão 50 vagas por dia de segunda a sexta-feira e 25 aos sábados.

Os exames são gratuitos e voltados para mulheres acima de 35 anos. O veículo oferecerá o exame de mamografias, gratuitamente, para as poaenses que se enquadram nesta faixa etária. Mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar o exame sem necessidade de encaminhamento médico ou agendamento feito por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade.

“Já as pacientes de 35 a 49 anos, e acima dos 70 anos, precisam apresentar o pedido médico, cartão do SUS e RG. Quem porventura não tiver este encaminhamento, pode retirá-lo na Secretaria de Saúde (rua Barão de Juparaná, 43 – Jardim Medina), das 8 às 16 horas. Já mulheres de 50 a 69 anos, bastam ter em mãos no momento do exame o cartão do SUS e RG”, explicou Claudia.

Na ocasião, a Secretaria da Mulher estará arrecadando absorventes para as jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da “Campanha Dona Chica – Absorva Esta Ideia”. “Essa é uma ação muito importante e quem puder ajudar será de grande valia, pois neste início de ano estaremos contemplando as estudantes matriculadas em escolas municipais e estaduais”, explicou a secretária da Pasta, Graça Chaia Marques.

Carreta da Mamografia “Mulheres de Peito”
Data: de 25/01 a 05/02
Local: rua Marquesa de Santos, 186, Jardim Medina