Início » Campanha vacina mais de 12,3 mil pessoas contra a gripe

Campanha vacina mais de 12,3 mil pessoas contra a gripe

by Prefeitura de Poá

O Departamento de Vigilância em Saúde do município de Poá divulgou nesta quinta-feira (27/05), os dados referentes à campanha de vacinação contra a influenza (gripe) que já imunizou 12.322 munícipes. A vacina contra a doença está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

Segundo o diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia, a campanha de vacinação contra a gripe segue com adesão abaixo da meta no município, com alcance até o momento de apenas 41% do público-alvo. “O objetivo é imunizar pelo menos 90% das 30,2 mil pessoas que compõem o público-alvo. A imunização contra a influenza pode evitar o surgimento de diversas complicações decorrentes da doença, por isso é muito importante se proteger contra o vírus da h1n1, h3n2 e influenza B”, ressaltou.

Atualmente, a campanha de vacinação tem como público-alvo crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, idosos 60+ e profissionais da Educação. “É importante ressaltar a necessidade de ter um intervalo entre as vacinas contra a gripe e a Covid-19 de, no mínimo, 14 dias. Isso é uma precaução e não uma contraindicação”, afirmou a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus.

Além disso, é bom frisar que mesmo recebendo a vacinação contra a influenza, é necessário manter todos os procedimentos de prevenção relacionados à Covid-19, como, por exemplo, o distanciamento e a utilização de máscara e álcool em gel.

“A pessoa que se vacina contra a gripe se previne de diversos problemas decorrentes da doença que é causada pelo vírus H1N1 como, por exemplo, internações, óbito e a sobrecarga nos serviços de Saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do novo coronavírus (Covid-19)”, destacou Leonardo.

No ato da vacinação, o público-alvo da 1ª etapa deve apresentar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal com foto. Já os idosos com mais de 60 anos devem estar munidos com o comprovante de endereço e RG e os profissionais da Educação, com qualquer documento que comprove atividade funcional na área como, por exemplo, holerite, crachá ou CLT.

A campanha de vacinação contra a gripe é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), como Tito Fuga (rua Maria Helena, 159 – Calmon Viana), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444 –Vila Jaú), José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270 – Vila Pereta), Santa Helena (rua Men de Sá, 560 – Vila Santa Helena), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88 – Jardim América) e Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223 – Jardim Nova Poá), além do Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146 – Centro).

Vacinas aplicadas (atualização 27/05):

Crianças: 4.391

Gestantes: 567

Trabalhador da saúde: 1.332

Puérperas; 81

Idosos 60+: 5.512

Profissionais da Educação: 439

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá