Início » Campanha de Vacinação contra a Poliomielite tem início na segunda-feira (27)

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite tem início na segunda-feira (27)

Ação será realizada em todos os postos de saúde da cidade, até o próximo dia 14 de junho; Dia D de Vacinação será em 8 de junho

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos. Prevista para terminar no dia 14 de junho, a ação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e contará, também, com um Dia D de Vacinação (8/6) para divulgação e mobilização nacional.

De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Provisor, a campanha tem como objetivo permitir que as crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias sejam protegidas contra a Poliomielite. “Ressaltamos a importância desta campanha para mantermos a pólio longe dos nossos pequenos, uma vez que o último caso registrado foi em 1989 e, também, para atualizarmos o esquema vacinal das crianças, que, por algum motivo, se encontrem com a carteirinha de vacinação incompleta”, destacou.

É muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças para serem vacinadas com a carteirinha, para que seja verificada pelos servidores da Saúde a necessidade de atualização vacinal.

Ainda segundo o secretário de Saúde, é importante ressaltar que a vacina da Pólio é aplicada durante todo o ano, conforme o calendário do SUS, sendo intensificada a sua divulgação neste período de campanha nacional. “Queremos chamar a atenção para a necessidade de manter nossas crianças vacinadas contra a doença”, explicou.

A Campanha Nacional contra a Poliomielite em Poá será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, em todos os 12 postos de saúde da cidade.Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. Para isso, os responsáveis devem comparecer aos locais de vacinação munidos de Cartão do SUS, Caderneta de Vacinação e documento da criança.

DIA D

A Campanha Nacional contra a Poliomielite em Poá prevê a realização do Dia D de Vacinação no próximo dia 8 de junho (sábado). “A ação será realizada em sete postos de saúde da cidade , das 9h às 14h30, com a finalidade de facilitar o acesso às vacinas para quem não consegue comparecer às UBSs durante o horário normal de aplicação”, finalizou Alexandre Provisor.

No Dia D da vacinação, serão aplicadas doses da Pólio nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Nova Poá, Calmon Viana, Vila Varela, Vila Pereta, Jardim Nova América, Vila Júlia e Cidade Kemel.

No Dia D da Pólio, a vacina da gripe também estará disponível para toda a população com seis meses ou mais. Para ser imunizado, é preciso levar o Cartão do SUS, a Caderneta de Vacinação, um documento com foto ou Certidão de Nascimento. Ainda no mesmo dia, aos interessados também será realizada a pesagem do Bolsa  Família, sendo necessário levar o número do NIS (Número de Identificação Social).