Início » Campanha de Vacinação contra a Gripe imuniza mais de 6 mil poaenses

Campanha de Vacinação contra a Gripe imuniza mais de 6 mil poaenses

by Secretaria de Comunicação Secom

Fase atual prioriza idosos 60+ e trabalhadores da saúde; na 2ª etapa, a partir de 2 de maio, contemplará crianças de 5 anos, gestantes e puérperas

O Departamento de Vigilância em Saúde de Poá divulgou nesta quarta-feira (20/04), a atualização da Campanha de Vacinação contra a Gripe no município. Cerca de 6,1 mil poaenses do público-alvo da etapa atual (idosos 60+ e trabalhadores da saúde) já foram imunizados contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B.

Desde a última atualização, no último dia 13 de abril, a campanha apresentou um aumento no quadro de cobertura vacinal de 31,7%. “A ação ainda está na sua primeira etapa, tendo imunizado até o momento, 640 trabalhadores da saúde e 5.468 idosos. A segunda etapa está prevista para ter início no próximo dia 2 de maio, abrangendo crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além de gestantes e puérperas”, destacou o diretor do Departamento, Leonardo Barbosa Garcia.

O secretário de Saúde, Alexandre Provisor, ressaltou que a Campanha de Vacinação deste ano, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, pode realizar a imunização simultânea contra a gripe e contra a Covid-19, sem a necessidade de aguardar um intervalo entre as doses. “Neste caso, existe apenas a recomendação de que seja feita a aplicação em lugares diferentes do corpo, como no braço esquerdo e no direito. A imunização está sendo feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para agilizar a imunização da população”, afirmou.

A vacinação contra a gripe é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, nas UBS’s Dr. Murilo Mendes Soares (Vila Júlia), Vila Jaú, Jardim Emília (Jd. Pinheiro), José Pereta (Vila Pereta), Santa Helena (Jd. Santa Helena) e UBS Filomena Rosiela Guido (Jd. Débora), e das 9 às 15 horas nas UBS’s Tito Fuga (Calmon Viana), Dr. Cypriano Oswaldo Mônaco (Jd. Nova Poá), Ver. Wellington Lopes (Jd. América), Edvaldo Lupettis (Cidade Kemel) e Nelson Pozzani Filho (Vila Varela.

1ª Etapa:

Idosos 80+ (desde 28/03)
Idosos 60+ e Trabalhadores da Saúde (desde 04/04)

2ª Etapa:

A partir do dia 02/05 – Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, Gestantes e Puérperas

A partir do dia 09/05 – Povos indígenas, Professores, Pessoas portadoras de deficiência e Comorbidades

A partir do dia 16/05 – Caminhoneiros, Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá