Início » Campanha da vacinação contra a Covid-19 em Poá contempla mais duas faixas etárias esta semana

Campanha da vacinação contra a Covid-19 em Poá contempla mais duas faixas etárias esta semana

by Secretaria de Comunicação Secom

O município de Poá avança mais uma etapa da campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). Nesta terça-feira (20/04), inicia a imunização dos idosos com idade a partir de 66 anos e, na quarta-feira (21/04), feriado de Tiradentes, começa a aplicação das vacinas em idosos com mais de 65 anos. No último sábado (17/04), o Departamento de Vigilância em Saúde recebeu mais um lote com 2.690 doses do imunizante AstraZeneca.

Segundo o diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia, o avanço das etapas está sendo feito de forma gradativa, com base na chegada dos lotes de vacina que são enviados pelo governo do Estado. “O nosso cronograma está sendo cumprido respeitando a chegada de novas doses. Desta forma, vamos avançando de acordo com os lotes enviados e a nossa logística. Já temos mais de sete mil poaenses que receberam as duas doses da vacina e mais de 20 mil aplicações realizadas”, afirmou.

Atualmente, o município trabalha com três frentes de vacinação, sendo elas a imunização dos idosos com mais de 66/65 anos e os profissionais da educação com mais de 47 anos. Além disso, desde o início desta semana (19/04), os profissionais da saúde que perderam o prazo para receber a vacina, podem ser imunizados por meio da xepa das doses.

“Com as sobras da vacina da nossa campanha, a partir das 15 horas, vamos direcionar a xepa para esse público. Temos uma logística de trabalho que visa, não só a realização da campanha de forma prática e organizada, como também a utilização em 100% das doses enviadas ao município”, destacou Leonardo.

A vacinação dos idosos segue em dois pontos da cidade, sendo o primeiro no Reino da Garotada, localizado na rua Biritiba, 168, no bairro São Francisco, em sistema drive-thru e presencial. O segundo local é a Praça da Bíblia, que fica na rua Vicente Guida, na região central, porém, neste posto a vacinação não conta com o sistema drive-thru, por ser em ambiente fechado. Em ambos os locais, a vacinação é de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

66/65 anos

Para a aplicação da 1ª dose, os idosos devem comparecer munidos de documento com foto, CPF e comprovante de endereço. Para a vacinação da 2ª dose, os idosos devem comparecer na data marcada na carteirinha de vacinação que deve ser apresentada junto com os documentos citados acima. A vacinação contra a Covid-19 no município de Poá realizou 19.859 aplicações do imunizante, sendo 12.221 da 1ª dose e 7.638 da 2ª dose.

Profissionais da Educação

Os profissionais da educação com mais de 47 anos e que atuam em todas as redes do município devem acessar o site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e se cadastrar. Estão inclusos nesta etapa da vacinação dos profissionais da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Médio): professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e faxineiras, secretários de escola, diretores e vice-diretores, professores coordenadores pedagógicos e cuidadores.

“É importante frisar que esse cadastro prévio no site “Vacina Já” é obrigatório. Caso não venha com o comprovante de validação dessa inscrição, não será possível vaciná-lo”, enfatizou o diretor. A vacinação destes profissionais também está sendo realizada no Reino da Garotada e na Praça da Bíblia.

Para obter mais informações, sanar dúvidas e registrar denúncias, a Secretaria Estadual de Educação disponibilizou o telefone 0800 77 000 12, além do portal “atendimento.educacao.sp.gov.br”. Para contato com o Departamento de Vigilância em Saúde do município, o telefone é o 4639-9121.

Xepa da vacina

Os profissionais da saúde que ainda não haviam recebido a vacinação contra a Covid-19, poderão se encaminhar ao Reino da Garotada, a partir das 15 horas, munidos de um documento pessoal com foto, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e comprovante de endereço de Poá ou de vínculo empregatício com empresa da cidade, além de um documento que conste a atividade funcional (carteira de trabalho, registro de classe ou documento que comprove atividade no serviço na área).

“Vale destacar que vamos trabalhar de acordo com as sobras, ou seja, pode ser que tenha dias que não ocorram as aplicações. Vai de acordo com o que sobrar e se sobrar”, disse Leonardo.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá