Início » Caged confirma Poá como o 4º município da região em geração de empregos em 2022

Caged confirma Poá como o 4º município da região em geração de empregos em 2022

by Secretaria de Comunicação Secom

Já são mais de 12 mil novos registros em carteira, sendo 1.362 somente no mês de setembro; o saldo de 1.649 vagas já é superior a todo o ano de 2021

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério do Trabalho, o mês de setembro consolidou o município de Poá como o 4º no Alto Tietê em contratação com registro em carteira e em saldo positivo na geração de emprego em 2022. De janeiro a setembro deste ano, o município abriu 12.117 novas vagas de emprego e registrou 10.468 baixas, resultando em um saldo de 1.649 vagas.

Somente no mês de setembro, o município registrou a abertura de 1.362 cargos com carteira assinada, 1.003 baixas e 359 vagas de saldo positivo. Com a divulgação dos dados feitos pelo Caged, o município poaense fica atrás apenas das cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba.

“Se compararmos estes números de 2022 com todo o ano de 2021, Poá apresenta um crescimento na geração de empregos. No ano passado tivemos 12.991 vagas abertas e um saldo de 1.079 cargos e, neste ano, o saldo já é superior. Além disso, a expectativa é que a criação de vagas seja ultrapassada neste mês de outubro”, ressaltou o secretário de Indústria, Comércio, Empregos e Relações do Trabalho, Alcides Leme da Silva Junior.

O setor responsável por este saldo positivo, segundo o Caged, foi o de Serviços com 238 contratações, seguido pela Indústria com 56 novas vagas e Comércio com 48 novas vagas. “O governo não tem a responsabilidade de abrir vagas de emprego, mas sim de incentivar a iniciativa privada, por meio de ações. Ao longo de nossa gestão temos disponibilizado cursos e capacitações para empresários e comerciantes da cidade em parceria com o Sebrae, com a finalidade de fomentar o desenvolvimento do setor privado e a geração de empregos para o município”, afirmou o secretário.

Por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a Administração Municipal também realiza a intermediação entre as empresas e os munícipes que se encontram fora do mercado de trabalho, com o objetivo de auxiliar as empresas na busca pela mão-de-obra qualificada e aos cidadãos que procuram ocupação profissional.

O atendimento do PAT é realizado no Núcleo de Atendimento à População (NAP), localizado na rua Vinte e Seis de Março, 72, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os munícipes interessados em se candidatar para futuras vagas, devem acessar o aplicativo SINE FÁCIL e, para atendimento no Posto, os candidatos devem realizar agendamento prévio pelo site pat.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PAT/. É preciso apresentar RG, CPF e a carteira de trabalho física ou digital.

FOTOS: Julien Pereira – Arquivo Secom Poá