Início » Aulas do Programa Prospera Família têm início neste mês nos Cras do município

Aulas do Programa Prospera Família têm início neste mês nos Cras do município

Aulas são baseadas em elaboração de projeto de vida e capacitações; programa está em sua 2ª edição em Poá e já capacitou mais de 600 munícipes

As aulas do Programa Prospera Família, que está em sua 2ª edição no município, tiveram início nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Poá, neste mês de janeiro. O programa do governo do Estado é realizado por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e destinado às famílias monoparentais com renda familiar mensal de até R$ 210 por pessoa, com filho ou dependente de até seis anos, inscritos no CadÚnico.

O objetivo é a capacitação profissional e estímulo à geração de renda.  Durante 12 meses, os participantes têm aulas com duração de duas horas, duas vezes por semana, baseadas em mentoria, elaboração de um projeto de vida, capacitações (geração de renda e empreendedorismo) e incentivo financeiro (transferência de renda).

Em cada Cras são atendidas 160 pessoas com o Programa que é desenvolvido em três etapas, sendo que na primeira é trabalhado o projeto de vida, com questões como identidade, família, emprego, empreendedorismo, entre outros; na segunda etapa, os participantes iniciam cursos técnicos para o trabalho; e na terceira etapa, oficinas de capacitação para empreendedorismo. O Programa conta também com apostilas de estudo.

Na aula desta quarta-feira (25/01), no Cras São José, foram realizadas diferentes dinâmicas dentro da primeira etapa. Ao longo do ano, os munícipes que integram o Programa são acompanhados pela equipe de assistentes sociais dos Cras, e ao final de cada etapa é realizada uma formatura.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Felipe Esteves, o Programa é importante, pois visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. “É um passo essencial para mudar o cenário, através do estímulo à geração de renda”, ressaltou.

Esta é a 2ª edição do Programa Prospera Família em Poá. A primeira edição resultou na capacitação profissional de mais de 600 famílias.

Fotos: Larissa Almeida / Secom – Poá