Início » Audiência pública para atualização do Plano de Saneamento é realizada com participação online de secretário estadual

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, realizou a audiência pública para atualização do Plano Municipal de Saneamento Ambiental, na noite desta quinta-feira (22/07), na Câmara Municipal. O evento foi transmitido pela página oficial da Administração Municipal no Facebook e contou com a participação online do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

A audiência pública teve como objetivo debater o abastecimento de água e o esgotamento sanitário para adequar a cidade ao Marco Regulatório de Saneamento Básico do Governo Federal. “Apesar de Poá contar com ótimos índices, a atualização do Plano Municipal é necessária para estarmos de acordo com o Marco Regulatório. O município está entre as dez cidades do País com os melhores indicadores relacionados ao tratamento de água”, destacou a responsável pela pasta, Claudete Canada.

A atualização do Plano Municipal de Saneamento tem como finalidade atualizar os diagnósticos dos serviços e dos programas nas áreas de abastecimento de e esgotamento sanitário, avaliar o nível de integração com outros planos setoriais, metropolitanos e regionais, elaborar metas de curto, médio e longo prazo, avaliar a revisão do estudo populacional do plano vigente, entre outros pontos.

“A atualização do Plano Municipal é um tema fundamental, pois por meio do Marco Regulatório, está prevista a universalização do saneamento que também leva dignidade e saúde para todos. Todo esse trabalho que vocês estão tendo vale muito a pena. Contem com a nossa secretaria”, afirmou Marcos Penido.

A prefeita Marcia Bin fez questão de participar da audiência pública e parabenizou todos os envolvidos pelo evento. “A questão do saneamento básico é muito importante e deve ter total atenção da Administração Municipal. Fico muito feliz em ver esse tema sendo debatido de forma tão eficiente”, disse a chefe do poder Executivo.

Durante o evento, também foram realizadas a apresentação das fases que antecederam a audiência pública, dos indicadores e dados técnicos do município, além de receber questionamentos dos munícipes que acompanharam a apresentação de forma online, para que os participantes pudessem responder e tirar dúvidas.

Também participaram do evento o secretário municipal de Obras Públicas, Ricardo Leão; os vereadores Diogo Reis da Costa, Jilmara Quirino dos Santos; Lucas Alves Ferrari; Patrícia Bin de Sousa Sanches; Roberto de Melo Vieira e o Diretor de Habitação, Antonio Carlos; além dos representantes da Sabesp, Maycon Rogério Abreu (Superintendente da Unidade de Negócio Leste); Michele de Oliveira Galhardo (Gestora do Planejamento); Wilian Ferreira Reis (Gerente do Polo de Manutenção de Esgoto da UGR Alto Tietê); Zemicindo Miguel Mendes (Gerente do Escritório Regional da UGR Alto Tietê); Jocelma Goncalves (Gerente do Polo de Manutenção de Água da UGR Alto Tietê); Paulo Roberto Bonanno(Engenheiro do Planejamento) e Carolina Queiroz Santos (Encarregada do Escritório Regional da UGR Alto Tietê).