Dupla foi recebida pelo prefeito Saulo Souza nesta quinta-feira; pela primeira vez na história, uma equipe de escola pública do Alto Tietê participará dos Jogos da Juventude
O prefeito Saulo Souza, recebeu nesta quinta-feira (4), em seu gabinete, as atletas de tênis de mesa Lívia Andrade Silva e Anna Beatriz de Angeli Pudo, alunas da Escola Estadual Batuíra que representarão, de forma inédita, Poá e o Estado de São Paulo nos Jogos da Juventude Caixa 2025.
Após vencer cinco anos consecutivos como melhor dupla entre as escolas estaduais, as jovens de apenas 15 anos conquistaram pela primeira vez o título do Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), superando a melhor escola particular, e garantiram a vaga para o torneio nacional, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que acontece entre os dias 10 a 25 de setembro, em Brasília. Pela primeira vez na história, uma equipe de escola pública do Alto Tietê participará da competição nacional.
Durante o encontro, o prefeito parabenizou as atletas e destacou a importância da conquista para a cidade. “É um feito histórico. Pela primeira vez seremos representados nacionalmente nesta competição. Lívia e Anna venceram uma competição desafiadora e vão levar o nome de Poá e de São Paulo para o Brasil”. Ele também homenageou o professor Fernando Giovanini, responsável pelo treinamento das atletas e que há 20 anos atua como servidor da Prefeitura.
A trajetória da jovem dupla até a classificação nacional foi marcada por desafios. A Escola Estadual Batuíra soma dez títulos estaduais, mas sempre encontrava dificuldades na grande final contra escolas particulares. O torneio reúne, paralelamente, as escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo e do Brasil. O principal adversário ao longo dos anos foi o Colégio Arbos, de São Caetano do Sul, tradicional por ter em seu elenco atletas da seleção brasileira.
“Somos os atuais pentacampeões estaduais, mas sempre parávamos no confronto final com o colégio particular Arbos. As meninas já eram tetracampeãs na etapa dos colégios estaduais, mas não conseguíamos vencer essa última etapa”, contou o treinador.
Neste ano, entretanto, o desfecho foi diferente. Na grande final, Lívia e Anna derrotaram justamente a equipe de São Caetano, que contava com a melhor jogadora da seleção brasileira Sub-15 e da América do Sul. A vitória inédita quebrou o tabu e classificou Poá para os Jogos da Juventude Caixa, sendo a única equipe de escola pública no torneio.
O secretário de Esportes de Poá, Diogo Ferreira, também participou do encontro e exaltou o resultado. “É um orgulho enorme ver nossas atletas brilhando e levando o nome de Poá tão longe. Esse resultado é fruto de muito trabalho, disciplina e dedicação. Ser o melhor do Estado já é um feito muito grande. Agora vamos disputar uma competição nacional contra os melhores do País. É um marco para Poá e para a nossa escola pública”, afirmou.
Agora, as campeãs se preparam para o maior desafio de suas carreiras até aqui. “Nós treinamos bastante, estamos ansiosas e com muita vontade de vencer também”, destacou Lívia. Ela, assim como sua dupla, elegeu a vitória contra o time de São Caetano como a mais difícil de suas carreiras. “Foi a partida mais disputada e importante também. Ficamos muito emocionadas com a vitória e queremos repetir esse resultado em Brasília”, completou Ana.
O torneio reunirá os melhores atletas escolares do Brasil e é considerado a principal competição da modalidade em âmbito estudantil. As partidas serão realizadas em Brasília, entre os dias 10 e 25 de setembro.
