Início » Assistência Social de Poá e FBB iniciam as entregas das cestas básicas

Assistência Social de Poá e FBB iniciam as entregas das cestas básicas

Prefeita Marcia Bin acompanhou a distribuição realizada nesta quinta-feira (27/01) em três entidades do município

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Poá iniciou nesta quinta-feira (27/01), as entregas das cestas básicas, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, por meio da campanha de ajuda humanitária “Brasileiros pelo Brasil”, em parceria com o #FaçaumBemINCRÍVEL, a Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (COOPROJUR) e a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

A prefeita Marcia Bin e o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucas Bertagnolli, acompanharam a distribuição realizada neste primeiro dia, na Instituição Assistencial Cristã Lar Mãe Mariana, no Albergue Municipal Associação Afro Brasileira Nossa Senhora Aparecida e no Almoxarifado da Assistência Social, onde vai atender os assistidos do Creas e do Centro Dia do Idoso. O projeto beneficiará até quatro mil poaenses com a doação de cestas de alimentos e vale gás para famílias em situação de vulnerabilidade social.

No Lar Mãe Mariana, eles foram recebidos pela presidente voluntária Vânia Lazaneo e a contadora da entidade Elaine Carline. “Ficamos muito felizes e satisfeitos em ver os alimentos chegando nas entidades e saber o quanto vão auxiliar os poaenses que mais precisam. Só aqui vivem mais de 40 idosos com mais de 60 anos. Mais uma vez agradecemos essa parceria tão importante com a Fundação Banco do Brasil”, ressaltou a prefeita.

As entregas seguem até o dia 23 de março e de acordo com a programação ainda vão ser feitas em todos os CRAS do município (Calmon Viana, Vila Jaú, São José e Kemel); no Instituto Felipe Matheus; na Instituição Cristã Beneficente Verdade e Luz “Batuira”; na Apae Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; na Associação Grupo Esperança Crianças Mãos e Mentes em Ação; na Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente (Cruma) e na Aldeias SOS de Poá.

O secretário explicou que com esse repasse da Fundação Banco do Brasil será possível distribuir duas mil cestas de alimentos e dois mil Vale Gás aos poaenses que se encontram em situação de vulnerabilidade social e estão cadastrados nos programas sociais do município. “Estamos organizando as entregas em parceria com Organizações Não Governamentais (ONG’s) e entidades da região. Os poaenses contemplados estão sendo contatados pela nossa equipe”, detalhou o chefe da Pasta.

“As cestas possuem cerca de 20 quilos cada, sendo 50% de alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes e outros dez quilos de alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, açúcar e farinha para cada família, além de alguns itens de higiene. Já o vale gás será distribuído para as famílias que ainda não receberam este benefício por parte de outras iniciativas assistenciais”, finalizou.

O recurso foi entregue à COOPROJUR e conta com o planejamento da produtora rural e fundadora do projeto solidário #FaçaumBemINCRÍVEL, Simone Silotti, e do diretor da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Regional de Mogi das Cruzes, David Rodrigues, responsáveis por organizar a operação juntamente com o município de Poá.

PARCEIROS DA AÇÃO
Simone Silotti e David Rodrigues são fortemente engajados e comprometidos em buscar apoio para a agricultura mogiana e do Alto Tietê. Esta é a terceira parceria com a Fundação do Banco do Brasil. Os recursos arrecadados por meio da campanha Brasileiros pelo Brasil são destinados à aquisição de alimentos da agricultura familiar e itens para composição das cestas, além do apoio à cadeia produtiva. São também parceiros nesta ação, a Cooperativa de Frutas de Santa Isabel (COAIPRO) e a Cooperativa Agrícola de Quatinga e Região (CAQ).

“Contribuir para essa ação é muito gratificante, além de apoiar os agricultores familiares, aqueles que estão vulneráveis em nossa economia, como a Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente de Poá, o projeto beneficia ainda a economia mogiana, já que quase a totalidade do recurso fica no município”, ressaltou David.

A iniciativa solidária de Simone Silotti conta com amplo reconhecimento. Já são mais de sete Prêmios e duas Moções de Aplausos. Um deles concedido pela Forbes Brasil inserindo Simone na primeira lista das “100 Mulheres Poderosas do Agro”, com nomes que estão transformando diferentes segmentos do setor.

O #FaçaumBemINCRÍVEL consiste em comprar os alimentos que os agricultores de Mogi das Cruzes não conseguiram vender e entregá-los para Organizações Não-Governamentais (ONGs) e comunidades carentes. Doações feitas por empresas, como da Fundação do Banco do Brasil e por pessoas físicas custeiam a operação. Assim, o projeto ajuda os produtores rurais, combate à fome e a desnutrição e as desigualdades sociais. Para saber mais acesse o site do projeto www.facaumBemINCRÍVEL.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá