Início » Ano letivo tem início no dia 1º de fevereiro em Poá

Ano letivo tem início no dia 1º de fevereiro em Poá

A Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas em Poá retornam no município na próxima segunda-feira (01/02). O início do ano letivo será de forma remota, conforme o decreto municipal nº 7.737/2021, que suspende às aulas presenciais até o dia 8 de fevereiro (segunda-feira), no âmbito das unidades escolares pertencentes às redes municipal, estadual, e da iniciativa privada, em decorrência do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as aulas da rede municipal serão realizadas por meio das Plataformas Educativa no site da Educação e Aprende Brasil Digital, que contam com a apostila em forma digital, vídeos, e áudios educativos preparados pelos professores da rede municipal de ensino.

Além disso, o professor pode postar atividades, questionários, vídeos gravados e ao vivo. Já os estudantes que não possuem acesso à internet irão receber o material impresso, por meio do sistema apostilado Positivo. Entretanto, essa entrega será feita conforme o cronograma estipulado por cada escola a fim de evitar aglomerações.

A secretária da pasta, Simone Lacerda, explica que a primeira semana será voltada para orientação e acolhimento dos estudantes e dos servidores, conforme recomendação do protocolo de retomada de aulas do estado de São Paulo, bem como das orientações prestadas pela União dos Dirigentes Municipais de Educação SP (Undime).

“Com a volta das férias, o cadastro dos professores na plataforma está sendo feito esta semana, bem como a apresentação da nova ferramenta educativa e os preparativos das atividades. Já os alunos estão sendo comunicados sobre login e senha para o acesso à plataforma e caso não tenham acesso vão receber o material impresso. Isso será combinado entre os pais e a escola onde o filho está matriculado”, explicou.

Ainda segundo a pasta, aproximadamente 15 mil estudantes estão matriculados na rede municipal para o ano letivo de 2021 em 45 unidades voltadas à educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Nas primeiras semanas do ano letivo também faremos o levantamento sobre como está a aprendizagem desses alunos por meio de uma atividade diagnóstica, e assim aplicarmos diretrizes de ensino mais alinhadas com a nossa realidade”, finalizou.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti / Secom Poá