Início » Agentes da GCM de Poá concluem curso de atualização de Fiscalização Ambiental

Agentes da GCM de Poá concluem curso de atualização de Fiscalização Ambiental

Nesta sexta-feira (30/04), foi ministrado o curso de atualização da segunda turma da Guarda Civil Municipal (GCM), que tem o objetivo de auxiliá-los na Fiscalização Ambiental. A aula contou com a participação da Secretária de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, Claudete Canada. Ao todo, 50 agentes, entre homens e mulheres foram capacitados, sendo que a primeira turma com 25 guardas participou do curso na última terça-feira (27/04).

O curso que foi realizado por meio da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Segurança Urbana, foi ministrado pelo comandante da 5ª Companhia de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Mogi das Cruzes, onde foram abordados temas como legislação e competência da GCM. Os guardas municipais também receberam o curso de atualização da Fundação Florestal – vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, pela gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Várzea do Rio Tietê, Katia Bastos Florindo, que teve como tema principal a preservação das APA’s.

“É um passo muito importante rumo à preservação do meio ambiente. A GCM está apta a realizar a fiscalização ambiental. A prefeita Marcia Bin está de parabéns por ter autorizado, por meio de um documento de instrução conjunta, a documentação para que os nossos Guardas Municipais possam atuar nessa área”, afirmou Claudete.

Como agentes fiscalizadores ambientais desde o início de abril, os agentes da corporação passaram a autuar quem pratica crimes ambientais como, por exemplo, descarte irregular de entulho e resíduos em vias públicas, descarte de poluentes em córregos, invasão irregular em áreas de proteção e maus tratos contra animais.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá