Início » Agentes da GCM de Poá concluem curso de atualização de Fiscalização Ambiental

Agentes da GCM de Poá concluem curso de atualização de Fiscalização Ambiental

by Secretaria de Comunicação Secom

Nesta sexta-feira (30/04), foi ministrado o curso de atualização da segunda turma da Guarda Civil Municipal (GCM), que tem o objetivo de auxiliá-los na Fiscalização Ambiental. A aula contou com a participação da Secretária de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos, Claudete Canada. Ao todo, 50 agentes, entre homens e mulheres foram capacitados, sendo que a primeira turma com 25 guardas participou do curso na última terça-feira (27/04).

O curso que foi realizado por meio da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Segurança Urbana, foi ministrado pelo comandante da 5ª Companhia de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Mogi das Cruzes, onde foram abordados temas como legislação e competência da GCM. Os guardas municipais também receberam o curso de atualização da Fundação Florestal – vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, pela gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Várzea do Rio Tietê, Katia Bastos Florindo, que teve como tema principal a preservação das APA’s.

“É um passo muito importante rumo à preservação do meio ambiente. A GCM está apta a realizar a fiscalização ambiental. A prefeita Marcia Bin está de parabéns por ter autorizado, por meio de um documento de instrução conjunta, a documentação para que os nossos Guardas Municipais possam atuar nessa área”, afirmou Claudete.

Como agentes fiscalizadores ambientais desde o início de abril, os agentes da corporação passaram a autuar quem pratica crimes ambientais como, por exemplo, descarte irregular de entulho e resíduos em vias públicas, descarte de poluentes em córregos, invasão irregular em áreas de proteção e maus tratos contra animais.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá