Treinamento de 80 horas segue determinações do Estatuto do Desarmamento e busca aprimorar atuação técnica e humana dos agentes
Com o objetivo de aprimorar as habilidades técnicas e humanas da Guarda Civil Municipal (GCM), a Secretaria de Segurança Urbana de Poá está promovendo o Estágio de Qualificação Profissional 2025. O curso, com 80 horas de carga horária e dividido entre teoria e prática, é fundamental para garantir que os agentes estejam capacitados de acordo com as exigências da Lei Federal nº 10.826/2003 e outras normativas de segurança pública. Ao longo de sua duração, que vai até dezembro com quatro turmas, o treinamento visa fortalecer a atuação dos guardas, melhorando tanto sua eficiência no serviço quanto o atendimento à população.
De acordo com a pasta, o foco do treinamento, além do aperfeiçoamento das habilidades, é também reforçar princípios como legalidade, proporcionalidade e necessidade no uso da força. O curso também busca capacitar os agentes para situações de risco, promovendo o respeito à vida e o aprimoramento no atendimento à população.
As disciplinas foram elaboradas para abranger todas as competências necessárias ao bom desempenho das funções da GCM, reforçando tanto o preparo técnico quanto o discernimento ético dos profissionais. O conteúdo inclui direito penal e processual, meio ambiente e crimes ambientais, atendimento pré-hospitalar tático (APH), fiscalização de posturas municipais, técnicas operacionais, violência doméstica e familiar, legislação sobre armamento e tiro, manuseio de armas longas e práticas em estande de tiro.
O secretário de Segurança Urbana de Poá, Comandante Ferreira, destacou que o treinamento é essencial para garantir um serviço público mais eficiente e padronizado. “Com esse treinamento é possível aprimorar os integrantes da GCM de Poá para desempenhar, com eficiência, destreza e competência, as atividades pertinentes à função. O curso também aprimora os guardas na aplicação do Direito, como parâmetro para desempenhar suas missões constitucionais de forma eficaz”, afirmou Ferreira.
Além do aprimoramento individual, o curso promove integração entre diferentes órgãos municipais e forças de segurança. Ferreira ressaltou que essa troca de experiências é fundamental para fortalecer a atuação da GCM no dia a dia. “Além do treinamento, priorizamos a integração com outros órgãos municipais e policiais, que agregaram mais conhecimento para os Guardas Municipais, como a Polícia Militar, GCMs de Campinas, Suzano e Mogi das Cruzes, o Departamento de Fiscalização, a Secretaria do Meio Ambiente e instrutores da própria GCM de Poá”, completou.
O prefeito Saulo Souza também comentou sobre a importância da iniciativa. Para ele, a capacitação contínua é um instrumento essencial para garantir a qualidade do serviço público e promover o reconhecimento do trabalho dos guardas civis. “A valorização dos profissionais da segurança é um passo fundamental para que Poá continue sendo uma cidade segura e acolhedora”, afirmou.
