Início » Prefeitura de Poá divulga lista de habilitados para o Programa Frente de Trabalho

Prefeitura de Poá divulga lista de habilitados para o Programa Frente de Trabalho

by Secretaria de Comunicação Secom

A Prefeitura de Poá publicou neste sábado (08/11), no Diário Oficial do Município, a lista dos habilitados para integrar o Programa Frente de Trabalho, iniciativa que visa combater o desemprego e promover a qualificação profissional na cidade. Ao todo, foram disponibilizadas 180 vagas para atuação nas áreas operacional e administrativa, além da formação de lista de espera com até 2 mil nomes, válida por 24 meses.

As inscrições, que ocorreram entre os dias 22 e 26 de setembro, foram realizadas exclusivamente pela internet, em um processo simplificado e acessível, sem necessidade de filas presenciais. O programa oferece bolsa auxílio de R$ 1.050, auxílio cesta básica de R$ 200, formação profissional, além de seguro de vida e acidentes pessoais.

O processo se seleção levou em conta critérios como ser morador de Poá há pelo menos dois anos, desempregado e que não receba seguro-desemprego. A jornada será de 36 horas semanais, sendo 32 horas de trabalho e quatro de capacitação em cursos profissionalizantes ou alfabetização. A duração inicial do programa é de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período.

De acordo com a secretária de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, Jeruza Reis, a seleção priorizou candidatos em situação de maior vulnerabilidade social. “A Prefeitura deu prioridade a inscritos com maior encargo de família, idosos ou pessoas com deficiência no núcleo familiar, mulheres arrimo de família ou vítimas de violência doméstica, maior tempo de desemprego e idade mais avançada. O objetivo é oferecer oportunidades reais de capacitação e reinserção no mercado de trabalho”, destacou.

O processo contou ainda com avaliação social feita por assistentes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, garantindo que o benefício chegue a quem mais precisa. O próximo passo será a convocação dos habilitados, conforme a demanda da administração municipal e a quantidade de vagas imediatas informadas, por meio de contato telefônico ou carta enviada para a residência.

Para o prefeito Saulo Souza, o programa cumpre um papel social importante, aliando geração de renda e valorização humana. “Estamos trabalhando para impulsionar a economia local, mas sem esquecer das pessoas que mais precisam. Essa ação garante renda, capacitação e dignidade aos participantes, preparando Poá para um futuro mais justo e inclusivo”, afirmou.