Início » Profissionais de saúde e educação de Poá recebem treinamento inédito em primeiros socorros

Profissionais de saúde e educação de Poá recebem treinamento inédito em primeiros socorros

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação conjunta das secretarias de Saúde e Educação prepara servidores para situações de urgência nas escolas e unidades de saúde

Os servidores das redes de saúde e educação de Poá começaram a receber, nesta sexta-feira (19), um treinamento inédito no município sobre primeiros socorros, incluindo técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e o uso do desfibrilador externo automático (DEA). O curso, promovido em parceria pelas secretarias de Saúde e Educação, acontece no novo Auditório Municipal da Educação (AME) e será realizado de forma gradativa até que todos os profissionais estejam certificados.

Com duração de quatro horas por turma, a capacitação vai contemplar cerca de 470 profissionais da Secretaria de Saúde e mais de 1,5 mil da Secretaria de Educação. A iniciativa abrange todos os cargos e funções, reforçando a importância da qualificação para situações de urgência e emergência. Durante o treinamento, os participantes aprendem técnicas essenciais como a Manobra de Heimlich para casos de engasgo, manobras de RCP em situações de parada cardiorrespiratória e o uso correto do desfibrilador externo automático.

O curso é conduzido pela professora, doutora, cirurgiã dentista bucomaxilofacial da Prefeitura de Poá e membro suplente do Grupo Técnico de Educação Permanente do Alto Tietê, Camila Zambon, e pela fisioterapeuta e coordenadora do Centro de Fisioterapia da cidade, Ana Paula Gatti, também integrante do grupo técnico regional. “É muito importante lembrar que, em uma situação de emergência, mesmo já iniciando o procedimento, é fundamental acionar o serviço de emergência o mais rápido possível, no caso o SAMU, pelo telefone 192”, destacou Ana Paula.

Segundo Camila, a capacitação é fundamental diante do alto índice de paradas cardiorrespiratórias no país. “No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, há de 300 a 400 mil casos de parada cardiopulmonar anualmente e, em cada sete casos, cinco vão a óbito”, afirmou. Ela destacou ainda a importância de o curso ser estendido à Educação. “A capacitação é especialmente relevante para o ambiente escolar. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria apontam que, em 2022, 15 bebês morreram engasgados por dia no Brasil”, disse.

*Gestores ressaltam compromisso*

O secretário de Saúde, Silvanei Mamed, agradeceu ao prefeito Saulo Souza por ter atendido prontamente seu pedido para a aquisição dos equipamentos necessários à realização do curso. Ele destacou ainda que, neste ano, foi implantado o Núcleo de Educação Permanente e Humanizada em Saúde (NEPHS), responsável por promover a capacitação contínua dos profissionais da rede municipal. “Essa já é a quarta ação do NEPHS. A primeira abordou as boas práticas de acolhimento na recepção, a segunda tratou sobre sífilis, a terceira sobre saúde mental e, agora, essa de primeiros socorros. Para nós, é gratificante saber que estamos acolhendo e preparando nossos profissionais para atender cada vez melhor a população”, afirmou Mamed.

O secretário de Educação de Poá, Diego Moreira, destacou a importância dos profissionais da Educação participem da formação em primeiros socorros, garantindo que estejam preparados para agir diante de possíveis ocorrências nas escolas. Segundo ele, todos os funcionários que convivem diariamente com as crianças terão acesso ao curso, adquirindo a formação necessária para prestar atendimento em emergências. “A iniciativa é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, que avança em benefício da comunidade escolar de Poá”, disse.

O prefeito destacou a importância do treinamento. Segundo ele, saber que os profissionais estarão preparados traz mais tranquilidade tanto para a gestão municipal quanto para as famílias que têm filhos nas unidades escolares ou utilizam os equipamentos de saúde. “Em situações de emergência, contar com profissionais capacitados pode fazer toda a diferença, garantindo um atendimento rápido e eficaz, capaz, inclusive, de salvar vidas. Cuidar dos nossos servidores, das nossas crianças e dos nossos pacientes é prioridade na nossa gestão”, encerrou.

Fotos: Nivaldo Alves