Programação envolve UBSs, CAPS e encerra com dança circular aberta à população no dia 30
A Secretaria de Saúde de Poá realiza, ao longo do mês, uma série de atividades voltadas à valorização da vida e prevenção ao suicídio, dentro da campanha nacional “Setembro Amarelo”. A programação inclui rodas de conversa, distribuição de materiais informativos, decoração de unidades de saúde com frases motivacionais e, no dia 30, uma dança circular na Praça Atílio Santarelli, a partir das 9 horas, aberta a toda a população
As ações estão concentradas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II e CAPS AD) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Calmon Viana, Nova Poá e Jardim América. Durante todo o mês, equipes de saúde também entregam folders com informações sobre sinais de alerta e locais de apoio no município.
Para a coordenadora de Saúde Mental de Poá, Giovanna Gobbo, a iniciativa é fundamental diante do cenário preocupante no Brasil e no mundo. “Todos os anos são registrados cerca de 10 mil suicídios no Brasil e mais de 1 milhão em todo o mundo. Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização sobre a importância da vida e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, destacou.
De acordo com o secretário de Saúde de Poá, Silvanei Mamed, a cidade conta com locais de atendimento disponíveis para cuidar da saúde mental e reforçou a importância de estar atento a quem precisa de ajuda. “O Setembro Amarelo nos lembra da importância de estarmos atentos aos sinais, de dialogarmos e de acolhermos quem precisa. Em Poá, a atual gestão tem investido fortemente na área da saúde mental, ampliando os atendimentos e fortalecendo os serviços oferecidos pelos nossos CAPS e pelas Unidades Básicas de Saúde”, afirmou.
Ampliação
O prefeito Saulo Souza destacou a importância do fortalecimento da rede de atenção à saúde mental, que tem recebido muitos investimentos. “Ampliamos recentemente a rede de cuidados em saúde mental. Entre as medidas, está a contratação psicólogos infantis. Em fevereiro, foi inaugurada no Centro Municipal de Especialidade (CEME) uma ala de Neurologia e Psiquiatria, voltada para adultos e crianças, além da implantação da Sala Sensorial”, lembrou.
Ele destacou ainda que o espaço inédito no município foi projetado para acolher pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências ocultas e síndrome de Down. “A ala TEA conta com sala de espera, consultórios e áreas de estímulos sensoriais controlados, que auxiliam no relaxamento e na regulação emocional dos pacientes. No Mutirão Poupatempo da saúde também incluímos atendimentos de psiquiatria e neurologia, ampliando o acesso da população a cuidados especializados”, finalizou.
Onde procurar ajuda em Poá:
CAPS II e CAPS AD – Rua Francisco Romero Ramos, 174 – Jardim Medina
UBS Calmon Viana – Rua Maria Helena, 159 – Calmon Viana
UBS Nova Poá – Rua Capitão Pedro Esperidião Hoffer, 223 – Jardim Nova Poá
UBS Jardim América – Rua Esmeralda, 88 – Jardim América
