Início » Empresários apresentam projeto de parque aquático em Poá com presença do secretário Roberto de Lucena

Empresários apresentam projeto de parque aquático em Poá com presença do secretário Roberto de Lucena

by Secretaria de Comunicação Secom

Prefeito Saulo Souza recebeu o chefe da pasta estadual de Turismo em seu gabinete para conhecer a iniciativa que poderá transformar a cidade em polo turístico e movimentar a região

Poá poderá receber um dos maiores parques aquáticos do país. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (12), investidores apresentaram para o prefeito Saulo Souza e para o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, o projeto do empreendimento turístico previsto para ser construído no Jardim Santa Helena, ocupando uma área de 114 mil metros quadrados e com investimento total estimado em R$ 130 milhões.

A previsão é que o parque receba cerca de 800 mil visitantes por ano, gerando 550 empregos diretos e aproximadamente 5 mil indiretos, considerando a cadeia de fornecimento e a movimentação econômica na cidade. Entre as atrações previstas estão o que promete ser o maior toboágua do mundo, áreas para lazer infantil e adulto, piscina de ondas, área radical, piscinas relaxantes, restaurantes, centro de convenções, lojas, reserva biológica, amplo estacionamento e outras atividades para toda a família.

Segundo os engenheiros Marcelo Leite e Felipe Teixeira, e o empresário João Mello, que representam a Parquis Engenharia e o Grupo Vilarejo, responsáveis pela construção, incorporação e operação do futuro espaço, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2022. Em 2024 foi concluído o projeto executivo e, em junho deste ano, o protocolo para licença foi enviado à CETESB. A obra está prevista para começar em 2026, com estimativa de três anos para conclusão. Também participou da reunião o especialista em infraestrutura da InvestSP, Eduardo Sampaio Gutierrez.

Para o prefeito Saulo Souza, o empreendimento representa um salto econômico e turístico para Poá. “É muito importante a presença do secretário de Estado na nossa cidade e nessa apresentação, pois isso mostra que o governo estadual está empenhado nessa missão de colocar Poá em um próximo nível. O município perdeu o título de estância turística e temos a chance de recuperar com a ajuda de projetos como esse.”

Ele também relembrou os investimentos de R$ 2 bilhões do governo estadual em mobilidade urbana na cidade, incluindo a implantação de alças de entrada e saída para o Trecho Leste do Rodoanel Governador Mário Covas em Poá e a revitalização das estações de trem Poá e Calmon Viana, o que facilitará o acesso ao futuro parque. “Enquanto gestão municipal, vamos colocar nossos técnicos à disposição para que possamos acompanhar o início dessas obras e a entrega desse importante equipamento futuramente”, acrescentou.

O secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, reforçou o compromisso do governo com o projeto. “Poá tem sua marca ligada à água mineral e está próxima de rodovias importantes e do aeroporto de Guarulhos, a maior porta de entrada do país. Estou entusiasmado e motivado com esse parque, que pode devolver à cidade o título de estância turística novamente e colocar toda a região do Alto Tietê em outro patamar”, declarou.

Com vasta atuação no setor de hotéis, shoppings, resorts e parques aquáticos no Brasil, os grupos envolvidos apostam que o projeto será um marco para a cidade e para a região. O empresário João Mello afirmou que o objetivo é oferecer uma experiência única. “Buscamos constantemente maneiras de nos reinventar e proporcionar aos nossos clientes algo que vá além do esperado. É um parque que será feito para a família, com atividades para diferentes gerações. Estudamos, inclusive, trazer essa história da água de Poá para dentro do parque”, destacou.

A secretária de Turismo da cidade, Debora de Lucrezio, ressaltou o impacto positivo que o parque trará para a economia e o turismo da cidade. “É uma área excelente, com boa localização e vista maravilhosa. É bom ver tantos profissionais de qualidade envolvidos em um projeto dessa magnitude. Vai movimentar o turismo da nossa cidade, toda a região e atrair a rede hoteleira”.

Foto: Nivaldo Alves.