Início » Poá solicita fiscalização das áreas de proteção ambiental

Poá solicita fiscalização das áreas de proteção ambiental

Secretaria Municipal de Meio Ambiente reivindicou ações em reunião realizada com o DAEE e Secretaria Estadual de Meio Ambiente

O Secretário de Meio Ambiente de Poá, Thiago Cavaletti, e o assessor técnico da pasta, Augusto Hashimoto, participaram nesta semana da reunião do Grupo de Trabalho de Enfrentamento de Enchentes e em parceria com as demais cidades da região, pleitearam a criação de um grupo de Fiscalização Integrada (GFI) para fiscalização das Áreas de Proteção Ambiental (APA). A ação contempla as cidades de Poá, Biritiba Mirim, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano.

“A criação do GFI foi inspirada no grupo já em operação na Área de Mananciais da região e vai possibilitar o reforço da fiscalização, evitando, inclusive, as ocupações irregulares, que impactam de forma negativa na impermeabilização do solo, e consequentemente, nas cheias do Rio Tietê”, explicou o secretário Thiago Cavaletti.

Ao todo, a Área de Proteção de Mananciais conta com 7,4 mil hectares, entre territórios urbanos e rurais. No trecho que engloba os municípios do Alto Tietê, o objetivo principal é o de garantir a função reguladora das cheias do rio. A manutenção deste território é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e conferida à Fundação para a Conservação e Produção Florestal – Fundação Florestal.