Início » Poá solicita fiscalização das áreas de proteção ambiental

Poá solicita fiscalização das áreas de proteção ambiental

by Secretaria de Comunicação Secom

Secretaria Municipal de Meio Ambiente reivindicou ações em reunião realizada com o DAEE e Secretaria Estadual de Meio Ambiente

O Secretário de Meio Ambiente de Poá, Thiago Cavaletti, e o assessor técnico da pasta, Augusto Hashimoto, participaram nesta semana da reunião do Grupo de Trabalho de Enfrentamento de Enchentes e em parceria com as demais cidades da região, pleitearam a criação de um grupo de Fiscalização Integrada (GFI) para fiscalização das Áreas de Proteção Ambiental (APA). A ação contempla as cidades de Poá, Biritiba Mirim, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano.

“A criação do GFI foi inspirada no grupo já em operação na Área de Mananciais da região e vai possibilitar o reforço da fiscalização, evitando, inclusive, as ocupações irregulares, que impactam de forma negativa na impermeabilização do solo, e consequentemente, nas cheias do Rio Tietê”, explicou o secretário Thiago Cavaletti.

Ao todo, a Área de Proteção de Mananciais conta com 7,4 mil hectares, entre territórios urbanos e rurais. No trecho que engloba os municípios do Alto Tietê, o objetivo principal é o de garantir a função reguladora das cheias do rio. A manutenção deste território é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e conferida à Fundação para a Conservação e Produção Florestal – Fundação Florestal.