Início » Prefeita realiza reuniões com deputados e Aprecesp pela manutenção do título de Estância Turística de Poá

Marcia Bin esteve em Bragança Paulista e na Assembleia Legislativa para que Poá não seja rebaixada para Município de Interesse Turístico (MIT)

A prefeita poaense esteve reunida, nesta segunda e terça-feira (13 e 14/09), com deputados estaduais e o presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), Marco Antonio de Oliveira, com a finalidade de evitar que o município perca o título de Estância Turística. As reuniões foram realizadas na cidade de Bragança Paulista e na Assembleia Legislativa (Alesp) para viabilizar uma ação em conjunto para reverter a situação.

Acompanhada pelo secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Ariel Borges, e pelo diretor da Secretaria de Obras Públicas, Afonso Xiol, a chefe do Poder Executivo esteve na cidade de Bragança Paulista, nesta segunda-feira (13/09), onde esteve reunida com o deputado estadual Edmir Chedid, com o presidente da Aprecesp e representantes das cidades de Igaraçu do Tietê e Campos Novos Paulistas que, assim como Poá, também estão sob risco iminente de perder o título de Estância Turística.

Na ocasião, o parlamentar apresentou um texto substitutivo que será proposto para entrar em votação no lugar do projeto de lei do Governo do Estado que classifica as 70 Estâncias Turísticas e 140 Municípios de Interesse Turístico (MIT) de São Paulo. O texto substitutivo vai propor que o Estado tenha 80 Estâncias e, desta forma, as três cidades não perderiam o título e outras sete seriam promovidas à Estância. O texto também prevê a mesma situação com os MIT’s que, ao invés de 140 o Estado teria 175.

“Agradecemos o apoio do deputado Edmir Chedid, estamos mobilizando todos os parlamentares possíveis para nos auxiliar nesta luta e, caso o texto substitutivo proposto por ele seja aprovado, ficaremos muito gratos pelo trabalho e empenho em prol de Poá e das demais cidades”, afirmou Marcia Bin.

ALESP

Já na manhã desta terça-feira (14/09), a prefeita poaense esteve na Assembleia Legislativa acompanhada pelo vice-prefeito Geraldo Oliveira, os secretários Ariel Borges e Claudete Canada (Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos), o diretor Afonso Xiol, além dos vereadores Emerson Amorim Cassiano dos Santos, Lucas Alves Ferrari e Patrícia Bin de Sousa Sanches onde participou de reuniões com os parlamentares Estevam Galvão, Rafa Zilbaldi, Arthur do Val, Coronel Nishikawa e o Sargento Neri para apresentar o cenário atual e solicitar ajuda junto aos demais parlamentares para que atuem em nome do município na Alesp.

“A perda deste título seria uma perda catastrófica para a cidade que já tem inúmeros problemas com a perda de arrecadação. Caso o rebaixamento de Poá de Estância para MIT ocorra, o município perderá, aproximadamente, R$ 4 milhões por ano em recursos estaduais, o que resulta em mais complicações para a saúde financeira poaense, que já está bem comprometida”, afirmou Marcia Bin.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá