Início » Poá retorna à Fase Vermelha do Plano São Paulo neste sábado

Poá retorna à Fase Vermelha do Plano São Paulo neste sábado

O município de Poá retorna à Fase 1 – Vermelha do Plano São Paulo, neste sábado (06/03). Com a mudança, os estabelecimentos comerciais ficam proibidos de realizarem atendimento presencial, a partir da meia-noite deste sábado (06/03). O “toque de restrição” também sofreu alteração e, desta forma, a circulação de pessoas fica restrita no período das 20 às 5 horas.

A prefeita Marcia Bin assinou o decreto municipal nº 7.769/2021, que determina o regresso da Fase Laranja para a Fase Vermelha, e atende a determinação do governador do Estado de São Paulo, João Dória, em pronunciamento realizado na última quinta-feira (04/03).

“Vamos seguir o decreto estadual que limita o funcionamento dos estabelecimentos comerciais somente aos considerados essenciais. Sabemos das dificuldades econômicas que todos estão passando, principalmente os comerciantes, mas os números relacionados à Covid-19 chegaram a um nível assustador e precisamos conter o avanço da doença”, afirmou.

As aulas presenciais nas unidades de ensino das redes estadual e privada também serão suspensas no município, segundo o decreto assinado pela chefe do poder Executivo. O documento determina ainda que igrejas e templos religiosos poderão funcionar com capacidade máxima de 35% do seu total.

Além de retornar à Fase Vermelha do Plano São Paulo, o Governo do Estado ampliou o “toque de restrição”. Com a alteração, a medida que restringe a circulação de pessoas em horários determinados com o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), passa a vigorar das 20 às 5 horas.

Quadro
O que pode funcionar na Fase Vermelha:

– Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e estabelecimentos de saúde animal;

– Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres. É vedado o consumo no local;

– Bares, lanchonetes e restaurantes: permitido serviços de entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive-thru). Válido também para estabelecimentos em postos de combustíveis;

– Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção;

– Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos;

– Igrejas e templos religiosos (35% da capacidade total);

– Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais;

– Segurança: serviços de segurança pública e privada;

– Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens;

– Construção civil e indústria: sem restrições.

O que deve ficar fechado na Fase Vermelha

– Comércio, galerias e prestação de serviços;
– Casas noturnas e estabelecimentos congêneres;
– Academias e centros de ginástica;
– Escolas das redes municipal, estadual e privada.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá