Início » 750 doses da vacina contra a Covid-19 chegam a Poá nesta 5ª

750 doses da vacina contra a Covid-19 chegam a Poá nesta 5ª

by Secretaria de Comunicação Secom

O município de Poá recebe nesta quinta-feira (25/02), mais 750 doses da vacina AstraZeneca para retomada da aplicação da 1ª dose, suspensa na semana passada por falta do imunizante. Este novo lote será voltado para os idosos a partir de 80 anos. A data e o local serão informados após a entrega das vacinas. O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Governo do Estado informou que, até o final desta semana, outro lote com a CoronaVac deve ser enviado para não interromper a aplicação da 2ª dose.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, a preocupação fica direcionada para a 2ª dose, já que havia sido prometido o envio da CoronaVac  para esta semana. “O cronograma foi alterado em cima da hora e anunciaram o envio da AstraZeneca, só que as pessoas que tomaram a 1ª dose da CoronaVac podem receber o reforço até em 28 dias, diferente do outro imunizante que necessita da 2ª dose em até três meses”, ressaltou o diretor do setor, Leonardo Barbosa Garcia.

De acordo com o diretor, o CVE também informou que até o final desta semana, um 6º lote será enviado com a Coronavac para não haver a necessidade de paralisação da aplicação do reforço da vacina. “Estamos em contato direto com o Centro de Vigilância e nos disseram que esse lote poderá vir, até mesmo, durante o final de semana. Caso isso ocorra, as pessoas com a aplicação da 2ª dose agendada para esta sexta-feira (26/02) terão a data de imunização adiada para segunda-feira (01/03), mas ainda dentro da data de validade do imunizante”, ressaltou.

O Departamento de Vigilância em Saúde do município de Poá destacou que não houve erro de logística e, sim um descumprimento do acordo feito pelo próprio Governo do Estado. As 1.440 doses direcionadas para a 2ª dose, foram reservadas para essa finalidade, mas o Estado alterou o combinado, nos enviando outro imunizante. “Seguimos o que estava determinado no cronograma e agora nos deparamos com essa mudança repentina”, disse Leonardo.

Até o momento, 5.381 pessoas foram vacinadas em Poá, sendo 4.142 com a 1ª dose e 1.239 com a 2ª aplicação. “Estamos imunizando os profissionais da saúde da rede privada que já receberam a 1ª dose. Havia a preocupação se as doses que temos seriam suficientes para não interrompermos a campanha, agora temos doses para continuar, mas a apreensão ainda permanece para a próxima semana”, afirmou Leonardo.

A aplicação da 2ª dose da vacina nos profissionais de saúde da rede privada segue sendo realizada no Reino da Garotada, localizado na rua São Francisco, nº 168, no bairro Biritiba, das 9 às 15 horas. Para a imunização, os profissionais devem comparecer a este mesmo local da campanha munidos de documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação da Covid-19. “É importante frisar que na carteira tem a data para a aplicação do reforço. Não adianta comparecer fora do dia indicado porque não será feita a imunização, até porque o sistema não aceita adiantar a dia indicado”, finalizou o diretor.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá