Início » Saúde presta atendimento às famílias refugiadas do Afeganistão

Saúde presta atendimento às famílias refugiadas do Afeganistão

As 20 pessoas recém-chegadas estão recebendo atendimento médico, odontológico e psicológico

A Secretaria de Saúde de Poá tem prestado atendimento às 20 pessoas refugiadas do Afeganistão, recém-chegadas no município pela entidade assistencial Aldeias S.O.S. A Pasta já iniciou o registro do Cartão SUS para os afegãos, oferecendo todo o suporte médico e odontológico, assim como a atualização das vacinas.

Nesta quarta-feira (09/08), uma equipe da rede municipal de Saúde esteve em uma residência mantida pela entidade para continuar o atendimento. O secretário da Pasta, Alexandre Provisor e a prefeita Marcia Bin acompanharam a ação.

Provisor explicou que essas famílias chegaram à cidade, por meio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e Aldeias. “São três famílias, totalizando 20 pessoas que chegaram há 10 dias. O município tem oferecido atendimento médico, incluindo o psicológico, e já estamos estabelecendo qual a Unidade Básica de Saúde (UBS) referência que eles serão atendidos no dia a dia”, disse.

Os afegãos também estão recebendo os imunizantes que protegem de doenças como Covid-19, Sarampo, Rubéola, Caxumba e Poliomielite, entre outros.

“Essas famílias precisam de cuidados especiais, pois elas passaram por situações difíceis. O município está aqui para assisti-las e em apoio ao belo trabalho desenvolvido pela entidade Aldeias S.O.S”, comentou a prefeita Marcia Bin.

Foto: Secom – Poá