Início » Saúde de Poá realiza ação de conscientização sobre hanseníase na estação Calmon Viana

Saúde de Poá realiza ação de conscientização sobre hanseníase na estação Calmon Viana

by Secretaria de Comunicação Secom

Equipes do SAE distribuíram panfletos e conversaram com passageiros sobre a hanseníase no período das 10 às 15 horas

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Poá, realizou nesta segunda-feira (23/01), uma ação de orientação e conscientização sobre a hanseníase, na estação de trem Calmon Viana. A iniciativa faz parte do Janeiro Roxo, mês dedicado ao combate à doença.

Das 10 às 15 horas, as equipes da unidade entregaram aos passageiros panfletos informativos, bem como um questionário para identificação dos sintomas. “Nosso principal objetivo é despertar a atenção das pessoas para essa doença tão grave. Precisamos orientar e conscientizar a população sobre os sinais e sintomas da hanseníase, para que o número de casos permaneça baixo em nosso município”, disse o chefe da Pasta, Alexandre Provisor.

Vale ressaltar que nesta sexta-feira (27/01) as equipes estarão realizando a mesma ação na estação ferroviária de Poá. Além disso, nos demais dias da semana, a ação será estendida para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com abordagens expositivas dos sinais e sintomas, além da distribuição de panfletos aos pacientes nas salas de espera.

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente, em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

Os sintomas da hanseníase são manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras, que são pouco visíveis e com limites imprecisos. A doença ainda provoca alteração da sensibilidade no local associado à perda de pelos e ausência de transpiração. Diagnosticar cedo é o elemento mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências.

No caso de suspeita da doença, o munícipe pode procurar qualquer posto de saúde do município ou o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Poá para receber o tratamento adequado de forma gratuita. O SAE está localizado na rua Deocasta Aguilera, 215, no Jardim Medina. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4636-3875 ou 4639-7204.

FOTOS: Edem Júnior/Secom Poá