Início » Prospera Família atende mais de 1 mil poaenses

Prospera Família atende mais de 1 mil poaenses

Programa implantado em 2021 em parceria com o Governo do Estado garante formação profissional e atendimento a centenas de famílias

Desde 2021, quando o programa Prospera Família teve início em Poá, mais de mil pessoas foram beneficiadas, garantindo novas oportunidades de trabalho e beneficiando consequentemente toda a família dos inscritos. O projeto é realizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e com a Associação Desportiva Cultural Luz do Amanhã. Entre as ações, garante cursos de capacitação e empreendedorismo aos participantes.

O programa possui como público-alvo as famílias monoparentais, com crianças de zero a seis anos com renda de até R$ 210 por pessoa. Somente neste ano, 435 famílias foram contempladas. Na tarde de hoje (dia 27/11) a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que executa a ação na cidade, realizou o encerramento das atividades de 2023, com a entrega de kits aos participantes e uma festa de confraternização.

“A Prefeitura de Poá trabalha incansavelmente para que a cidade se torne um grande celeiro de cursos e vocês são o nosso maior incentivo. A todos que acreditaram no Prospera Família e participaram do projeto, muito obrigado. Desejamos sorte e sucesso nessa nova etapa da vida de cada um de vocês”, afirmou o secretário de Assistência Social de Poá, Felipe Esteves.

O programa possui 10 meses de execução e compreende três etapas: a primeira aborda a construção do projeto de vida da participante, com identificação do perfil e habilidades profissionais; a segunda é composta pelos cursos profissionalizantes, como corte e costura, manicure, cuidador de idosos, maquiagem, assistente de cabeleireiro e confeitaria. Já a terceira etapa prepara o formando para o mercado de trabalho e gerenciamento do próprio negócio.

As capacitações ocorreram nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) São José, Calmon Viana e Cidade Kemel; nas Casas de Curso Nova Poá e Centro; e nos Polos Sociais Perracine e Vila Varela.