Iniciativa das secretarias de Meio Ambiente e Indústria e Comércio incentiva produção sustentável e empreendedorismo local
A Prefeitura de Poá realizará nos dias 13, 14 e 15 de outubro, das 8 às 17h, o curso completo de Produção e Colheita de Cogumelo Shiitake, promovido por meio de em uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Naturais e Indústria, Comércio e Relações do Trabalho, juntamente com o Sebrae e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A formação será realizada de forma presencial, na sede da pasta de Meio Ambiente, localizada na Avenida Adutora, 1.111 – Jardim Nova Poá.
O curso é gratuito e possui vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas por meio do link: https://forms.office.com/r/EGZnpscNcN. Ao término da capacitação, os participantes que completarem a carga horária receberão certificado de conclusão.
Durante os três dias de atividades, os alunos terão acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre técnicas de cultivo, preparo de substratos, controle de pragas e doenças, ponto ideal de colheita, além de estratégias de comercialização. O objetivo é capacitar pequenos produtores, empreendedores e interessados em agricultura sustentável a iniciar e conduzir uma produção de cogumelos de qualidade, desde o preparo até o momento da colheita.
Para a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá, Claudete Canada, a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento do setor agroecológico e o uso consciente dos recursos naturais. “Esse curso é uma oportunidade de conectar o conhecimento técnico com a sustentabilidade. O cultivo do cogumelo é uma prática que valoriza o uso racional da água e do solo, além de fomentar novas alternativas econômicas para o município”, afirmou.
Já a secretária de Indústria, Comércio e Relações do Trabalho, Jeruza Reis, destacou o potencial do curso para incentivar o empreendedorismo rural. “O cultivo de cogumelos, especialmente o shiitake, tem ganhado destaque no Brasil pela sua alta rentabilidade e baixo impacto ambiental. O produto é bastante procurado por chefs e estabelecimentos gastronômicos, além de estar em crescimento no mercado de alimentos saudáveis. O setor oferece boas perspectivas de lucro para pequenos e médios produtores”, destacou.
Segundo o prefeito Saulo Souza, a parceria entre a Prefeitura de Poá, o Sebrae e o Senae reforça o compromisso da administração com a geração de novas oportunidades para a população. “Nosso objetivo é oferecer capacitação de qualidade para que os poaenses possam empreender e encontrar novas fontes de renda. O cultivo de cogumelos, além de ser uma alternativa econômica promissora, contribui para práticas agrícolas mais sustentáveis e conscientes”, finalizou.
Foto: Nivaldo Alves.
