Início » Prefeitura de Poá entrega obras de acesso ao Complexo Viário

Prefeitura de Poá entrega obras de acesso ao Complexo Viário

by Secretaria de Comunicação Secom

Projeto conta com mudanças no trânsito que visam melhorar o tráfego de veículos na área central; vias sofreram alterações após a entrega do novo viaduto

A Prefeitura de Poá entregou nesta quarta-feira (19), por meio das Secretarias de Obras Públicas e Transportes e Mobilidade Urbana, as obras de acesso ao Novo Complexo Viário da cidade. Foram finalizadas a ponte sobre o Córrego Itaim, que liga a Avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva à Rua João Ramalho, na altura da Apae, e a travessia sobre o córrego Tucunduva, no trecho que passa nos fundos da Praça de Eventos.  

Para que o novo acesso garanta maior fluidez no trânsito na malha central, foram feitas alterações no trânsito em várias vias. Uma delas é no sentido da Rua Fernando Pinheiro Franco, que foi invertido, ou seja, vai da Avenida Nove de Julho à Avenida Antônio Massa. Sendo assim, Av. Antônio Massa agora tem sentido único de direção, na altura da Praça dos Eventos, indo para o centro da cidade ou para o Viaduto “Prefeito Eduardo Carlos Felippe.

A Rua Hermógenes La Regina também teve alteração de fluxo, indo da Avenida Antônio Massa para a Avenida Nove de Julho, sentido centro, em direção ao viaduto.

“Estas obras entram para a história de Poá, pois vão resolver definitivamente o problema do trânsito intenso na malha central, principalmente nos horários de grande fluxo”, disse a prefeita Marcia Bin, após a liberação da ponte sobre o Córrego Itaim.  

Durante a entrega das obras, foram colocados bloquetes e feita a sinalização de solo na Rua Hermógenes La Regina para evitar que os motoristas peguem a via sentido Praça dos Eventos. “Agora, os motoristas que quiserem ir sentido Ferraz de Vasconcelos não precisam subir o viaduto, podem entrar pela Hermógenes. Isso vai facilitar muito a vida dos condutores e também melhorar o fluxo de veículos na área central”, disse o municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Marcos Pacheco.

Segundo o secretário, é importante frisar que estas obras fazem parte de um plano maior de mobilidade urbana, que visa melhorar o trânsito para quem deseja cruzar a cidade pelo Viaduto “Prefeito Eduardo Carlos Felippe”. “Todas as vias que sofreram alterações contarão com fiscais no local para orientar os motoristas e condutores”, garantiu ele.

Outra mudança importante que o projeto trouxe foi que o viaduto antigo (Tancredo Neves) agora destina-se exclusivamente ao fluxo de veículos que sobem, enquanto o novo viaduto comporta o tráfego de veículos que descem. “Todas estas obras melhoraram e vão melhorar muito o fluxo para quem segue em direção ao Centro”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Francinaldo Alves.

Projeto

O projeto do novo Complexo Viário conta com quatro pontos principais: a ponte sobre o córrego Itaim, que garantirá uma passagem segura para retornar ao Centro; travessia sobre o córrego Tucunduva, no trecho que passa nos fundos da Praça de Eventos da cidade; readequação da rotatória localizada em frente à Delegacia de Polícia, garantindo não só maior fluidez no trânsito, mas também melhor escoamento da água das chuvas; e área de estacionamento embaixo dos viadutos, com sinalização adequada e soluções para o escoamento de águas pluviais naquele ponto.

O novo Complexo Viário de Poá complementa as ações de melhoria no trânsito do Centro e é considerada a maior obra na área central da cidade.