Pré-conferências serão realizadas nos dias 11, 12, 16 e 18 de junho nos CRAS de Calmon Viana, São José, Cidade Kemel e Vila Jaú; evento principal ocorre nos dias 3 e 4 de julho, na Câmara Municipal
Com foco nos avanços e desafios das políticas públicas na área social, a cidade de Poá promove, nos dias 3 e 4 de julho, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que será realizado na Câmara Municipal, terá como tema central os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sob o lema: “Construção, Proteção Social e Resistência”.
Antes da etapa principal, estão programadas pré-conferências nos dias 11, 12, 16 e 18 de junho, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Calmon Viana, São José, Cidade Kemel e Vila Jaú. Os encontros têm como objetivo envolver a comunidade e coletar propostas que serão levadas à conferência principal.
A conferência reunirá representantes da sociedade civil, profissionais da área, conselheiros e gestores públicos, e será uma oportunidade para avaliar a trajetória do SUAS nas últimas duas décadas, além de propor melhorias e diretrizes para o fortalecimento da política de Assistência Social no município.
A realização da conferência está a cargo da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Poá, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), assim como as pré-conferências que servirão de preparação para o encontro principal.
A primeira será nesta quarta-feira (11/06), às 14 horas, no CRAS Calmon Viana, localizado na rua Alfredo Diniz, 50. A segunda está marcada para o dia 12 de junho, às 14 horas, no CRAS São José, avenida Águas de São Pedro, 411.
No dia 16 de junho, às 13 horas, será realizado o terceiro encontro, no CEP Prof. José Antônio Bortolozzo, que fica na rua Deputado Nelson Fernandes, 230 – Cidade Kemel. Já a última atividade antes da conferência será no CRAS Vila Jaú, que fica na rua Gerônimo Maziero s/n.
Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Deise de Andrade Silva, a conferência é um espaço democrático e participativo, onde poderão ser discutidos, de forma aberta, os desafios e avanços da política de assistência social em nosso município. “Que as propostas construídas reflitam as reais necessidades da população e fortaleçam o SUAS, garantindo mais inclusão, dignidade e justiça social para todos”, ressaltou.
Segundo o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Poá, Wellington Alves Teixeira, o momento é de reflexão e fortalecimento da política pública. “A Conferência de Assistência Social é um espaço importante de caráter deliberativo que oportuniza o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários”, afirmou.
O prefeito Saulo Souza destacou que a conferência é também uma oportunidade para revisar as diretrizes que norteiam a política municipal, de acordo com a realidade local e as demandas da população. “Com a participação ativa da comunidade e de entidades da sociedade civil, a expectativa é que o evento possa gerar avanços concretos na formulação de políticas públicas e na qualificação dos serviços prestados”, finalizou.