Início » Poá intensifica combate ao Aedes aegypti com levantamento larvário em residências

Poá intensifica combate ao Aedes aegypti com levantamento larvário em residências

by Secretaria de Comunicação Secom

Vigilância em Saúde realizou o 2º ciclo de Avaliação de Densidade Larvária com foco na prevenção de dengue, zika e Chikungunya

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio das equipes de Vigilância em Saúde, concluiu entre os dias 5 de abril e 17 de maio o 2º ciclo de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), com o objetivo de mapear e combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação percorreu toda a cidade e contou com a visita a mais de 2,4 mil imóveis, nos quais foram coletadas nove amostras de larvas.

O secretário de Saúde de Poá, Silvanei Mamed, reforçou a importância da ação para nortear as medidas de prevenção em saúde pública. “Os resultados do LIRAa são fundamentais para orientar as ações de controle e prevenção no combate ao mosquito, permitindo uma resposta rápida e eficaz por parte das autoridades de saúde”, afirmou.

O chefe da pasta também destacou a necessidade de continuidade no monitoramento e no engajamento comunitário. “O monitoramento contínuo e a conscientização da população são essenciais para reduzir os índices de infestação e prevenir a disseminação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, disse.

O prefeito Saulo Souza, enfatizou o papel crucial da população no enfrentamento ao mosquito. “A participação da população, eliminando criadouros em suas casas e mantendo os quintais limpos, é crucial para o sucesso das ações de combate ao mosquito. Além disso, as equipes de Vigilância em Saúde da nossa cidade seguem empenhadas na luta contra o Aedes aegypti, reforçando a importância da prevenção e da colaboração de toda a comunidade”, finalizou o prefeito.