Início » Poá implanta usina fotovoltaica e reduz pela metade custo com energia no PA

Poá implanta usina fotovoltaica e reduz pela metade custo com energia no PA

by Secretaria de Comunicação Secom

Sistema de captação de energia solar foi instalado no Pronto Atendimento Dr. Guido Guida em parceria com a EDP; prefeito Saulo Souza destaca importância de ações sustentáveis na gestão municipal

A Prefeitura de Poá inaugurou, no último dia 5, uma usina de captação de energia solar para o abastecimento do Pronto Atendimento Dr. Guido Guida. A ação, em parceria com a concessionária EDP, faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) e garantirá uma redução de 50% na conta de consumo da unidade de saúde. As melhorias compreendem também a substituição de luminárias comuns por LED. Os investimentos, feitos pela EDP, chegam a R$ 800 mil.

“A partir de hoje, vamos ter uma economia de 50% no valor da conta de energia no Pronto Atendimento Guido Guida. Isso significa recursos que estarão disponíveis para investir na saúde da nossa cidade, para salvar dias. Isso é compromisso com a inovação, sustentabilidade e eficiência. Essa é a primeira fábrica de geração fotovoltaica na nossa cidade e não será a última, pois mais investimentos e parcerias como essa estão a caminho”, destacou o prefeito Saulo Souza, durante inauguração da usina ao lado primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Flavia Souza; do secretário de Saúde, Silvanei Cardoso Mamed; do diretor da EDP, Marcos Campos; do engenheiro da AGES, empresa executora da obra, André Ribeiro da Silva; do presidente da Câmara, Lucas Ferrari; além de secretários municipais, vereadores e representantes da concessionária de energia.

O diretor da EDP destacou que ações como essa fazem muita diferença para o município e comemorou a parceria de sucesso com a Prefeitura de Poá. “A EDP compreende seu papel social e atua por meio de iniciativas de impacto positivo nos territórios que está inserida. Projetos como este de eficientização do Pronto Atendimento de Poá colaboram com a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população, com a saúde financeira da municipalidade, além da preservação do meio ambiente”, finaliza.

Economia

As melhorias realizadas pela EDP compreendem a instalação de um sistema fotovoltaico e a substituição de luminárias comuns por LED. Com isso, a unidade de saúde deve chegar a uma economia anual de cerca de R$ 120 mil na conta de energia.