Início » Poá entregará 200 carteirinhas do autista no dia 31

Poá entregará 200 carteirinhas do autista no dia 31

Ação visa formalizar os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Poá, garantindo o acesso a diversos serviços e ações

No próximo dia 31, a partir das 14h, a Prefeitura de Poá fará a entrega de aproximadamente 200 carteirinhas para autistas residentes da cidade. A ação acontecerá no Teatro Municipal Turíbio Ruiz (Avenida Antonio Massa, 331, Centro). A Secretaria Municipal de Saúde será responsável pela entrega do documento e orientação aos familiares que solicitaram a confecção das carteirinhas.

“Em atendimento à legislação vigente, abrimos o prazo para que as famílias interessadas fizessem o cadastro. A carteirinha que vamos entregar atende todos os requisitos legais, contendo as informações pessoais do autista, tipagem sanguínea, CID e dados de contato do responsável”, adianta o secretário municipal de Saúde, Alexandre Provisor.

A emissão dessa carteira de identificação tem o objetivo de formalizar a garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, permitindo o acesso integral, prioritário e humanizado aos portadores. “Sabemos que não existe nenhuma característica específica que identifique o TEA. Dessa maneira, a carteirinha auxiliará na identificação delas em espaços públicos e privados”, considera Provisor.

A prefeita Marcia Bin também falou sobre a importância dessa iniciativa no município. “Emitir essas carteirinhas é sinônimo de inclusão social. As pessoas com TEA devem continuar tendo seus direitos garantidos e respeitados por todos, independentemente do local em que estiverem. Estou muito feliz, de junto com a Secretaria de Saúde, poder proporcionar essa iniciativa em nosso município”, salientou a chefe do Executivo municipal.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4636-3200 ou presencialmente, na sede da Secretaria de Saúde, localizada na avenida Felício Marinelli, nº 140, no bairro Jardim Medina.