Início » Poá assina termo de intenção para instalação de Universidade

Poá assina termo de intenção para instalação de Universidade

Medicina está entre os cursos que serão oferecidos pela instituição no municípios

A cidade de Poá poderá contar com uma Universidade com a marca UNG. Na manhã de hoje (13/12) a prefeita Marcia Bin se reuniu com o diretor de Área da Universidade de Guarulhos, Marcelo Rosa Santos, e com a coordenadora de Pedagogia da instituição, Nadir Godoi, para assinar o termo de intenção para a instalação da instituição na cidade.

Também participaram da reunião os secretários de Governo, Ricardo Massa, de Saúde, Alexandre Provisor, de Educação, Simone Lacerda e o vereador Lucas Ferrari. Agora, com a assinatura do termo, uma nova etapa terá início, como diligência da Equipe Técnica da Prefeitura e UNG junto ao Ministério da Educação, que é o órgão que autoriza a implantação de cursos superiores, em particular o de medicina.

A prefeita aproveitou para agradecer o reitor da UNG, professor Yuri Neiman e falou sobre a estrutura da cidade, localização estratégica e potencial de investimento no setor educacional. Localizada próximo à Capital paulista, Poá possui vias de acesso para o Rodoanel Leste, Rodovias Ayrton Senna e Dutra, além de acesso direto às demais cidades do Alto Tietê e litoral. “Estamos em uma localização privilegiada, temos duas estações da CPTM, estamos há 25 minutos do Aeroporto Internacional de Guarulhos, contamos com unidade de Pronto Atendimento na cidade e Hospitais de média e alta complexidade na região, incluindo o Hospital Regional do Alto Tietê, que acabou de ser inaugurado pelo Governo do Estado. Temos mercado e público para o curso de Medicina, entre outras áreas de interesse em Ensino Superior”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Governo, a cidade já vinha recebendo propostas para investimentos no setor. “A parceria é interessante quando agrega para o município e é exatamente isso que estamos procurando. Assinamos hoje o Termo de Intenção para a instalação de uma Universidade aqui em Poá”, explicou.

O próximo passo, de acordo com a prefeita municipal, será definir o local para a instalação da unidade de ensino, além da estrutura e cursos que serão disponibilizados nesta primeira fase pela UNG. “Teremos um grande salto em educação, atração de novos investimentos, geração de emprego e renda para a nossa cidade. Seguimos trabalhando e superando os obstáculos para fazer Poá crescer e avançar sempre”, reforçou a prefeita.

A UNG

Criada na década de 70, a Universidade de Garulhos deu uma  salto de qualidade em 2014 e passou a fazer parte de um dos maiores grupos educacionais do país – o grupo Ser Educacional. Hoje, oferece mais de 56 cursos de graduação tradicional e tecnológica, 60 opções de especialização e MBA, três programas de mestrado, além de dois doutorados recomendados pela CAPES/MEC e conceituado entre os melhores do Brasil.

Para atender e formar quase 20 mil alunos, a instituição conta com mais de 1,5 mil docentes e colaboradores. Presente em cinco campi, possui um Centro de Pós-Graduação, mais de 100 laboratórios, seis clínicas de atendimento à comunidade, Hospital Veterinário, Laboratório de Análises Clínicas, Escritório de Assistência Jurídica, Escritório Modelo de Arquitetura, Brinquedoteca, Centro de Equoterapia, Estação Agroclimatológica, entre outros serviços.

Possui também uma ampla política de responsabilidade socioambiental, desenvolvida nas regiões que a acolhe. Com suas clínicas e suas unidades de serviço especializadas e por meio de ações, atende às camadas mais carentes da população local e regional, oferecendo serviços de apoio à saúde, lazer, assistência na área jurídica e preservação ambiental.