Início » Poá adere ao programa estadual Prospera Família e abre inscrições para cursos de capacitação

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo do Estado, está com inscrições abertas para o programa Prospera Família, que tem como objetivo capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de cursos profissionalizantes e transferência de renda. O aceite do programa foi nesta terça-feira (18/05), durante reunião realizada na sede da secretaria poaense, que contou com a presença do coordenador estadual do projeto, Danilo Erly. As inscrições seguem até o dia 4 de junho.

O programa Prospera Família é organizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e visa a capacitação profissional para famílias em situação de vulnerabilidade social e monoparentais (com um único responsável). “Os cursos serão definidos pelo Governo do Estado já que, em virtude da pandemia, ainda não é possível colocá-los em prática, mas as inscrições já estão abertas para adiantar o processo objetivando o período pós-pandemia”, afirmou a coordenadora técnica da secretaria poaense, Grazielly Mota.

Para se inscrever, os interessados devem procurar uma das quatro unidades dos Centros de Referência a Assistência Social (CRAS) do município, como nos bairros de Calmon Viana (rua Alfredo Diniz, 50), Cidade Kemel (rua Vitor Barbosa Guisar, 179), Jardim São José (avenida Águas de São Pedro, 411) e Vila Jaú (rua Gerônimo Maziero, s/n), de segunda a sexta-feira, das 09 às 16 horas.

“Para participar, é necessário a apresentação do CPF, e do número do NIS (Número de Identificação Social) do CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal. Essas famílias também devem ter uma criança de 0 a 6 anos como dependente e renda familiar de até R$ 89 por pessoa”, enfatizou a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Patrícia Batista.

Participaram da reunião, a responsável pela Pasta (Patrícia), a coordenadora técnica (Grazielly), o representante estadual do programa (Danilo), as coordenadoras dos CRAS Bianca Amorim (Jardim São José), Mônica Maziero (Vila Jaú), Rosimery Castilho (Cidade Kemel) e Tamires Lima (Calmon Viana), além da responsável pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), Viviane Lima. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de junho pelo site https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/prospera-familia/.

“Fiz questão de estar presente para estreitar os laços entre o Estado e o Município, essa parceria é importante para que as políticas públicas sejam realizadas com sucesso, principalmente neste período de pandemia. A ideia é acolher essas famílias em extrema pobreza, sempre com muito cuidado para garantir que elas sejam encaminhadas para entidades socioassistenciais que estejam de acordo com os perfis. Para isso, é necessário que os profissionais tenham um olhar diferenciado, que consigam identificar a necessidade de cada um e trabalhar de forma assertiva com essas famílias”, finalizou o coordenador do projeto.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá