Início » Obras do novo viaduto de Poá entram na etapa final

Obras do novo viaduto de Poá entram na etapa final

Construção dos acessos e obras no entorno do novo viaduto formam um novo complexo viário no município

As obras do novo viaduto de Poá entraram na fase final com a construção dos acessos de entrada e saída. Além disso, os trabalhos no entorno do viaduto, que vão melhorar ainda mais o trânsito na região central, estão a todo vapor. Na manhã desta quarta-feira (22) os trabalhos foram concentrados na inserção de aduelas de concreto que farão a drenagem das águas sob a travessia que está sendo edificada no córrego Tucunduva.

As obras do novo viaduto e no seu entorno formam um novo complexo viário na Região Central da cidade. Os trabalhos incluem uma área de estacionamento para quem utiliza o comércio local, passagem sobre o Córrego Itaim, travessia sobre o Córrego Tucunduva e nova rotatória em frente à Delegacia Central. “São obras que vão entrar para a história de Poá, pois vão resolver definitivamente o problema do trânsito intenso, principalmente nos horários de grande fluxo”, reforçou a prefeita Marcia Bin.

O secretário de Obras, Francinaldo Alves, reforçou que a obra do complexo viário possui quatro pontos principais: a ponte sobre o córrego Itaim, que garantirá uma passagem segura para retornar ao Centro; travessia sobre o córrego Tucunduva, no trecho que passa nos fundos da Praça de Eventos da cidade; readequação da rotatória localizada em frente à Delegacia de Polícia, garantindo não só maior fluidez no transito, mas também melhor escoamento da água das chuvas; e área de estacionamento embaixo dos viadutos, com sinalização adequada e soluções para o escoamento de águas pluviais naquele ponto.

“O projeto em execução traz outra mudança importante: O viaduto antigo (Tancredo Neves) será destinado exclusivamente para o fluxo de carros que sobem, enquanto o novo viaduto será utilizado somente para o tráfego de veículos que descem. Dessa forma, os motoristas que utilizarem o novo viaduto terão acesso direto à avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva. Para facilitar o fluxo de quem segue em direção ao Centro, está sendo construído um retorno na altura da Apae, considerando a confluência dos córregos Tucunduva e Itaim”, relata o secretário.

Viaduto Tancredo Neves

A Prefeitura de Poá iniciou ontem (21), as obras para restauração dos pilares do viaduto Tancredo Neves. Para tanto, a Administração Municipal contratou uma empresa especializada em laudos de grandes estruturas que detectou que o antigo viaduto não corre risco de colapso, desde que faça a manutenção necessária.

Com o laudo, uma nova empresa foi contratada, por meio de licitação, para fazer a reforma dos pilares de sustentação e dos apoios. “Esse viaduto não teve uma manutenção periódica e essa é uma obra fundamental para que a estrutura não apresente graves problemas no futuro”, encerra o secretário. A previsão para a conclusão desses trabalhos é de 60 dias.