Início » Mais de 19 mil poaenses já se imunizaram contra a gripe

Mais de 19 mil poaenses já se imunizaram contra a gripe

by Secretaria de Comunicação Secom

Secretaria de Saúde considera o número abaixo da expectativa e convoca os munícipes a comparecerem aos postos de saúde para se protegerem contra a doença

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou nesta sexta-feira (24/06), a atualização dos dados referentes à Campanha de Vacinação contra a Gripe. Segundo o balancete, mais de 19 mil poaenses já foram imunizados contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B, um aumento de 8,4% com relação aos dados divulgados na última semana.

Vale ressaltar que, desde esta quarta-feira (22/06), a vacinação contra a gripe está aberta a todos os públicos, com a finalidade de promover uma maior cobertura vacinal da população poaense. “Os sintomas da gripe se confundem com os da Covid-19, por isso é importante se vacinar e ficar protegido contra esta doença que, durante o período de baixas temperaturas, acaba registrando um aumento significativo de casos”, afirmou o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

Segundo os dados divulgados, até o momento já foram imunizadas 3.858 crianças de seis meses a menores de cinco anos, 455 gestantes, 46 puérperas, 1.503 trabalhadores da saúde, 10.178 idosos 60+, 585 professores da rede pública e particular, 1.605 pessoas com comorbidades, 61 das forças de segurança, 22 das forças armadas, 37 caminhoneiros, 56 trabalhadores do transporte público, oito pessoas com deficiência física, três funcionários do sistema prisional e cinco trabalhadores portuários, além de 625 de outros grupos sem comorbidades.

“Convocamos a população a se proteger contra a Influenza, infelizmente estamos com um número baixo de adesão à campanha. Cito como exemplo, as gestantes cujo a cobertura vacinal, até o momento foi de 44,6%, além de 53,1% das crianças até cinco anos de idade, sendo que em ambos os casos, a expectativa é de 90% de imunização. Se consideramos o total estimado da população de risco que é de 28.322 pessoas, esta porcentagem de cobertura vacinal sobe para 65,04%, mas também abaixo da expectativa de 90%”, destacou o diretor do Departamento, Leonardo Barbosa Garcia.

Para se imunizar contra a gripe o munícipe deve comparecer a qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, com exceção da UBS Doutor Cypriano Oswaldo Monaco, no Jardim Nova Poá, onde o horário de vacinação é mais extenso, das 9 às 18 horas.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá