Início » Mais de 170 animais ganham novos lares em 2022 por meio do Cebeap de Poá

Mais de 170 animais ganham novos lares em 2022 por meio do Cebeap de Poá

Animais acolhidos pelo setor são vítimas de abandono e maus tratos; Além disso, foram realizadas cerca de 700 castrações de forma gratuita

Em 2022, de acordo com balanço divulgado pelo Centro de Endemias e Bem Estar Animal de Poá (Cebeap), 173 animais entre cães e gatos foram adotados e ganharam um novo lar. O departamento acolhe animais vítimas de maus tratos e presta atendimento aos animais de rua, comunitários e de famílias de baixa renda. As adoções foram feitas tanto diretamente na sede do setor como também nas feiras promovidas pelo Cebeap.

Deste total, foram 159 filhotes e 14 adultos, sendo 49 cães, 48 cadelas e 24 gatos e 52 gatas. Para tanto, o Cebeap também conta com a parceria com o Instituto União Paulista de Proteção Animal e Ambiental (IUPAA) para a realização de feiras de adoções e com postagens nas redes sociais da Prefeitura de Poá, por meio da Campanha “Adote Um Amigo”, com o objetivo de divulgar os animais que estão aptos para serem adotados.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, o Centro de Bem Estar tem como objetivo garantir a proteção ambiental por meio de ações integradas de fiscalização de denúncias de maus-tratos, ações de controle de natalidade e programas contínuos de Educação Ambiental com enfoque no Bem-Estar Animal. “O objetivo é cuidar dos animais em situação de rua e vítimas de maus tratos, alimentando e cuidando da saúde para que possam ser adotados posteriormente”, destacou.

Para realizar o procedimento de adoção, o Cebeap segue alguns critérios como exigir que o interessado tenha mais de 21 anos, além da apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. A médica veterinária também realiza uma entrevista com o morador com o intuito de avaliar a aprovar o interessado para que ele possa levar o bichinho para casa com todo o preparo e responsabilidade.

O Centro de Bem-Estar Animal é um órgão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Poá e está localizado na rua São Manoel, 361, Vila Amélia. O telefone para atendimento ao público é o 4638-1330.

Serviço de castração

Ao longo do ano a Secretaria de Saúde promoveu ações de castração voltadas para cães e gatos sem raça definida de famílias de baixa renda. Segundo dados do Cebeap, onde é realizado o serviço, em 2022, foram promovidas 700 castrações.

Para participar, os tutores realizaram uma inscrição e o benefício foi oferecido em horário previamente agendado.  A ação, segundo o secretário de Saúde, Alexandre Provisor, tem como finalidade promover o controle reprodutivo de cães e gatos no município e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde dos pets. “A castração, além de evitar a reprodução de cães e gatos que, em muitos casos, acaba resultando em abandono dos filhotes e maus tratos, também evita que os pets apresentem tumores de próstata e de mama, além de ajudar a moldar o comportamento dos bichinhos em relação à agressividade e à demarcação de território”, afirmou.